A Receita Federal iniciou o pagamento do segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023, totalizando um montante de R$ 7,5 bilhões destinados a aproximadamente cinco milhões de contribuintes. Este lote também engloba restituições residuais de anos anteriores.
Forma de pagamento:
- O pagamento será realizado diretamente na conta bancária informada na declaração ou por meio da chave Pix do tipo CPF.
Verificação da restituição:
- Caso o contribuinte não esteja na lista de pagamentos, é recomendável acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes de restituição.
Destino da restituição:
- Um total de 5.138.476 contribuintes receberão a restituição, sendo priorizados aqueles que informaram chave Pix ou utilizaram a declaração pré-preenchida.
- A distribuição prioritária também contempla:
- 130.088 idosos acima de 80 anos;
- 978.397 entre 60 e 79 anos;
- 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
- 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Consulta e resgate:
- Os contribuintes podem consultar a situação da restituição na página da Receita Federal na internet ou por meio do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
- Se por algum motivo a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
- Após um ano, se a restituição não for resgatada, o contribuinte deverá requerer o valor no Portal e-CAC seguindo as instruções disponíveis na página.