Entenda Qual o Papel do Avalista na Obtenção de Crédito Para Sua Empresa

  • Por: Equipe | 05/08/2019 - 14h10

Existem várias maneiras de uma instituição financeira fornecer crédito para os clientes que precisam. O avalista entra nessa história, porque dar uma garantia muitas vezes facilita para uma rápida liberação do dinheiro, além das condições serem melhores. O papel do avalista é se responsabilizar pelo pagamento das parcelas de um empréstimo ou financiamento de terceiros e com sua presença a empresa fica mais segura em conceder o crédito para o cliente.

Claro que existem dois lados da moeda e para quem é avalista o valor que a pessoa ficar devendo de parcelas será cobrado e ele terá que assumir a dívida. Após o avalista quitar o débito, o avalizado deverá pagar todo o valor pago pelo avalista e tudo isso, claro, estará combinado em documento oficial.

Avalista: o que isso pode mudar na sua empresa

Muitas pessoas já conhecem o fiador, mas existem muitas diferenças entre um e outro. Para sua empresa escolher um avalista é seguro até para a pessoa em que aceitar o compromisso. A primeira coisa é que os juros não são cobrados do avalista em caso de inadimplência diferente do fiador que paga a dívida incluindo taxas de juros.
Outra diferença entre o avalista e o fiador são as penhoras. O avalista não pode penhorar um bem de família para pagar a dívida, diferente do fiador que pode colocar patrimônios familiares como garantia.

Esteja seguro de que sua empresa tem dinheiro para fazer o compromisso do empréstimo para não precisar colocar seu avalista em más lençóis. Em caso de inadimplência, o avalista paga a dívida e fica aguardando o reembolso.

Outra diferença entre o avalista e o fiador são as penhoras. O avalista não pode penhorar um bem de família para pagar a dívida. Já o fiador, pode colocar patrimônios familiares como garantia.

Recomendados
Sem Comentários