Em tempos de Coronavírus (Covid-19), o Governo Federal, Estados e municípios anunciaram diversas medidas para tentar conter a transmissão da doença no Brasil. Além do fechamento de escolas e alguns shopping para evitar aglomeração, empresas públicas e privadas estão trabalhando em sistema de home office, respeitando o período de reclusão social sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas o que é, e como funciona um home office? Como essa forma de trabalhar evita o contágio da doença e como posso ser produtivo trabalhando em casa? Escrevemos este post para responder suas perguntas e te ajudar a trabalhar bem durante esses dias. Acompanhe.

O Que é um Home Office?

Home Office significa literalmente: escritório em casa. No entanto, apesar dessa tradução literal, ele define a forma genérica de trabalho em qualquer local que seja fora do escritório, desde que você tenha acesso à internet. Então, trabalhar em home office pode ser trabalhar em casa, em uma cafeteria, viajando, em um shopping, etc.

É uma forma de trabalhar benéfica para os profissionais que desejam fazer seu trabalho no tempo que determinarem e sem sair de casa.

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar sobre esse regime de trabalho, ele é amplamente usado por funcionários de empresas de T.I (quando precisam restaurar um sistema de madrugada, enquanto ninguém está usando ou em plantões), freelancers ou empresários de uma empresa home based.

Hoje em dia, podemos fazer tudo com a internet, o que amplia ainda mais a gama de profissionais que utilizam o home office no dia a dia.

Qual a Importância de fazer Home Office para combater o Coronavírus?

Diferente da cidade de Wuhan, na China, no Brasil não foi imposta uma quarentena, mas decidiu-se optar por um isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus no país. Com vários funcionários trabalhando remotamente, evita-se que pessoas infectadas circulem pela cidade pegando transportes públicos ou trabalhando em escritórios fechados.

O contágio da doença acontece pelo ar ou pelo contato com secreções contaminadas, como:

  • Gotículas de saliva;
  • Espirro e tosse;
  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mãos;
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas.

Com essas informações, nota-se que é mais seguro trabalhar em casa, onde podemos higienizar os objetos de trabalho da maneira correta e nós garantimos de não sermos alvos dessa fácil transmissão, o que não ocorreria se estivéssemos nas ruas.

Como Ser Produtivo Trabalhando em Casa?

Nesses dias, várias empresas começaram a autorizar seus funcionários a trabalhar remotamente. A fim de manter a produtividade, mesmo em casa, os principais hábitos que esta equipe deve manter são: boa comunicação com os colegas e disciplina na hora de se organizar. Tendo isso, o restante fica mais fácil.

Para que seu trabalho flua da melhor maneira possível, anote aí outras dicas de produtividade durante esse período:

Separe Um Espaço Específico: Se você determina um espaço para fazer de escritório durante esses dias de home office, automaticamente seu cérebro já vai interpretar a mensagem que este é o momento de trabalhar e se preparar para concentrar.

Um ambiente arejado, iluminado e silencioso faz toda a diferença quando você está trabalhando em casa. Ainda mais quando o horário de início, término e o local são sempre os mesmos. Nesse espaço, é importante que você tenha acesso a internet e uma garrafa de água ao lado para não ficar levantando toda hora e acabar perdendo o raciocínio.

Por falar em foco, outra dica importantíssima é deixar o celular no silencioso e voltado para baixo, e separar um tempo no dia para ler suas mensagens e responder. Caso precise de aplicativos como WhatsApp para trabalhar, sugerimos abrir uma aba no seu próprio navegador e ler somente os assuntos relacionados ao trabalho durante o período que estiver produzindo. Fazendo isso, você notará uma imensa diferença na sua produtividade.

Defina uma rotina para seguir

Ter uma rotina é fundamental para produzir bem no home office. Lembre-se, você não está de férias, então determine um horário para acordar, tomar café, banho e começar a trabalhar, assim como horário de almoço e término após as horas determinadas pela empresa. Pijama e pantufa não combinam com home office e podem atrapalhar sua produtividade.

O ideal é uma roupa confortável, mas que traga ao seu cérebro a mensagem de: não estou descansando, preciso trabalhar. Caso faça chamadas de vídeos atendendo clientes ou em reuniões, é aconselhado que uma camisa pólo seja colocada, ou algo mais formal, para apresentar-se apresentável para a outra pessoa, mesmo estando em casa.

Cuidado Com a Comida

Pode não ser o seu caso, mas muitas pessoa tendem a ficar ansiosas em casa, mesmo trabalhando, e acabam se alimentando de uma forma que não é saudável. Tentações como estar a dez passos da geladeira podem ser difíceis para quem está de Home Office nesses dias. Para evitar que isso aconteça, estabeleça horários para as refeições e, se possível, um cardápio pré-determinado com o que você tem em casa.

No período de quarentena, quanto mais investir em reaproveitamento de alimentos ou receitas com os ingredientes que já tem, melhor pra você porque precisará sair menos de casa e evitará o contato com outras pessoas e objetos na rua.

Outra dica para os alimentos está na higienização dos produtos, principalmente as frutas, verduras e legumes. Para cada litro de água, é indicado usar uma colher de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente. “A água corrente faz com que resíduos de terra, ovos de insetos e lagartas se desprendam das folhas e dos alimentos”, alerta a nutricionista Luciana Oliveira.

Para produtos industrializados como iogurtes e latas, recomenda-se lavá-los com água e sabão antes de consumir.

Não se Esqueça dos Hábitos de Higiene

Não estamos falando somente de banho, mas devemos limpar as bancadas da casa e objetos mais usados como controle da televisão, banheiros, maçanetas, computadores, celulares e até mesmo chaves com produtos que estão aptos a eliminar o coronavírus.

Pode parecer exagerado, mas todas as vezes que você sai de casa, mesmo que seja para comprar um pão, você aperta o botão do elevador, abre o portão, leva suas mãos a produtos que podem estar contaminados, pega no dinheiro ou digita na maquininha do cartão, antes de voltar pra casa.

Já parou pra pensar que só nessas ações já teve muitas oportunidades de se contaminar? Por isso, para se proteger, proteger sua família e todos que têm contato com você, é recomendado que após retornar da rua, lave suas mãos com água e sabão por 20 segundos, e se algum objeto o acompanhou durante este trajeto, esse também deverá ser higienizado, assim como os demais que citamos, sempre com os produtos sugeridos pela OMS para matar o vírus, que são:

  • Água sanitária;
  • Desinfetantes em geral;
  • Limpadores multiuso com cloro;
  • Limpadores multiuso com álcool;
  • Álcool de limpeza (líquido);
  • Detergente;
  • Sabão;
  • Álcool em gel de 60% a 70%.

Seguindo as dicas acima, certamente você conseguirá trabalhar em casa e com eficiência, sem deixar de cuidar da sua saúde e daqueles a quem você ama. Comece já a colocar as sugestões em prática e verá o rendimento do seu trabalho aumentar nesses dias.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*