Black Friday Antecipada Oferece Descontos de Até 70% Pela Internet

Diferente do mercado físico, vendas online crescem neste período de pandemia. Unum te traz dicas para não cair em propaganda enganosa durante as compras

Black Friday Antecipada Oferece Descontos de Até 70% Pela Internet

Depois da Black Friday brasileira, que aconteceu de maneira antecipada no início deste mês, as principais empresas de comércio eletrônico do país continuam com promoções agressivas para aproveitar o ímpeto do consumidor por compras online na pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Desta vez, é o Mercado Livre que decidiu promover uma espécie de nova prévia da Black Friday, que, em tese, só ocorre na segunda quinzena de novembro.

O Mercado Livre, maior site de e-commerce da América Latina, está oferecendo, durante toda esta semana, desde o último domingo (27), até o próximo domingo (4 de outubro), produtos com descontos de até 70%, em compras acima de R$ 99.

Os descontos vão atingir produtos que vão de vinhos, espumantes e fraldas até brinquedos, jogos, artigos para casa e decoração, autopeças e vestuário.

Forte crescimento das vendas online

As maiores varejistas com plataforma online do Brasil, como o Magazine Luiza, a Via Varejo e o próprio Mercado Livre, estão registrando forte crescimento das vendas na casa de dois dígitos nos meses da pandemia, como reflexo da forte digitalização do comportamento do consumidor diante da pandemia e do fechamento ou restrições para o funcionamento do comércio de rua e de shoppings.

Durante esta semana de promoção, o Mercado Livre afirmou que vai oferecer entregas expressas, em até 24 horas, para compras feitas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília e Salvador, no modelo conhecido como Full, em que o Mercado Livre fica responsável por todo o processo logístico, do vendedor até o envio do produto ao cliente.

Como não cair em ciladas durante a Black Friday?

A Black Friday acontecerá este ano no dia 27 de novembro, na sexta-feira após o feriado de ação de graças nos Estados Unidos. Contudo o consumidor brasileiro já pode tomar algumas iniciativas para não ter prejuízos ou cair em propagandas enganosas na data que reúne promoções e descontos no varejo. O Procon-SP recomenda que o consumidor já comece a pesquisar sobre o produto ou serviço de seu interesse – características, funções etc – e, principalmente, verificar qual o preço que está sendo praticado hoje no mercado. Dessa forma, no dia do evento, é possível avaliar se o preço é de fato promocional.

Para ajudar nessa árdua tarefa, você, consumidor, pode contar com aplicativos e sites de comparação de preços, tais como o Buscapé e o Zoom. Comparadores de preço já costumam incluir o histórico de preços dos produtos nas pesquisas.

Além disso, é recomendável também que você faça um print da tela com o preço ofertado atualmente pelo estabelecimento. Deste modo, será possível comprovar os valores em caso de eventual questionamento.

Procurar com antecedência informações sobre o evento e as marcas que irão participar também garante organização na hora da compra. Para consultar sobre um produto ou serviço a preferência deve ser sempre os canais oficiais.

Acompanhe, na sequência, outras orientações do Procon-SP:

  • Faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto;
  • Observe o prazo de entrega e se informe sobre a política de troca da empresa;
  • Pondere o valor do frete. Se o valor for muito alto, o preço promocional pode não valer a pena;
  • É preciso ficar atento se há alteração no preço informado desde o início até o pagamento do produto/serviço.

Antes de qualquer compra online, é importante consultar a lista de sites não recomendados do Procon-SP como forma de evitar fraudes.

Quais são meus direitos?

As compras online garantem alguns direitos adicionais aos que estão previstos no Código de Defesa do Consumidor. Veja abaixo os principais:

1. Arrependimento

Em compras feitas fora da loja física, o consumidor tem sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. O prazo passa a contar a partir da data da compra ou da entrega do produto.

2. Direito à informação

Qualquer produto, seja ele nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

3. Custo de compras parceladas

Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número de parcelas.

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