Compras Natalinas de 2018 Aumentaram a Inadimplência dos Brasileiros

Saiba como economizar na época mais cara do ano.

  • Por: Equipe | 04/07/2019 - 10h00

Nós brasileiros gostamos muito de gastar, não é mesmo? E a maioria da população gasta mais do que recebe em um mês. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), em dezembro de 2018 59,8% das famílias do nosso país estavam endividadas, e em janeiro de 2019, esse número aumentou para 60,1%! Em menos de um mês, 0,30% da população entrou em dívidas! Começamos esse ano com o bolso vazio e o nosso nome direto pro SPC/SERASA.
Mas por que os brasileiros gastaram tanto no fim do ano?

Compras natalinas

Sabemos que o maior gasto em dias especiais durante o ano é o natal, e em segundo lugar é o dia da mães. O natal é utilizado para reunir famílias que se encontram pouco durante o ano, ou até mesmo amigos de empresa, faculdade e academia. Tudo é desculpa para gastar um pouquinho mais nesta época. Isso porque até o natal, você já recebeu o seu décimo terceiro e tem uma renda dobrada no mês de dezembro! Mas mesmo assim continuamos gastando mais do que recebemos, com presentes, alimentação e enfeites de natal.
Para te ajudar, vamos dar algumas dicas de como economizar nesta época do ano e mudar esses números de famílias endividadas.

1- Fazer seus próprios enfeites e decoração de Natal

Deixar a casa linda e toda decorada para a época natalina é quase lei, não é mesmo? As lojas que vendem essas decorações, chegam no final de novembro e triplicam os valores de cada enfeite, pois sabem que todos irão comprar da mesma maneira.
Você conhece DIY? É uma técnica em que você pode fazer tudo na sua própria casa! Com um orçamento super barato, você consegue fazer todos os enfeites e decorações da sua casa e ainda personalizá-los do jeito que você quiser. Reutilize itens que iriam para o lixo e transforme eles em lindos enfeites natalinos. Além de ser ecologicamente correto você consegue economizar uma grana.

 2- Brinque de Amigo Secreto

Vamos combinar que para você comprar presente para todos os membros da sua família, você precisaria ter que juntar dinheiro desde janeiro! Se presentear alguém no natal é algo que você faz com prazer, não deixe de presentear por causa de dinheiro. Dê a idéia do Amigo Secreto para a sua família! Você fica responsável de comprar apenas um presente, e ninguém fica sem receber uma lembrancinha. Além de ser divertido descobrir quem cada um tirou, você consegue economizar para não gerar dívidas.

3- Faça uma ceia compartilhada

Você já ouviu falar no feriado que acontece nos Estados Unidos chamado Ação de Graças? É um evento do estilo Natal brasileiro, onde as pessoas se reúnem para agradecer sobre a família, sobre o sustento e espalhar amor e carinho. Uma das tradições desse feriado é que cada participante contribui levando um prato para a ceia!
Assim o anfitrião da casa não banca sozinho toda a comida que a família vai comer e assim, economiza um valor considerável no fim do ano.

Com estas três dicas você consegue economizar muito e sair das pesquisas de famílias brasileiras endividadas, não é mesmo? Aplique no seu natal deste ano e veja resultados.

Recomendados
Sem Comentários