O Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), foi criado para facilitar a vida financeira dos brasileiros, inclusive de quem recebe o Auxílio Emergencial.
Isso ocorre porque, a partir de agora, a pessoa não precisa mais esperar dois ou três dias para compensar um boleto em outro banco ou ainda pagar taxas para fazer TEDs.
Com o Pix, o usuário pode utilizar o aplicativo Caixa Tem para transferir o auxílio emergencial, de forma gratuita, para qualquer banco ou instituição financeira. E o melhor de tudo, o dinheiro cai na conta em poucos segundos.
O processo pode ser feito durante 24 horas do dia, sete dias por semana, inclusive aos finais de semana e feriados.
Então, você recebeu o benefício e não quer esperar por dias para conseguir usar a grana? Quer saber como fazer para liberar o dinheiro e começar a utilizá-lo agora mesmo, sem muita burocracia?
Acompanhe, com a gente, como realizar o saque do auxílio emergencial pelo novo sistema de pagamentos do BC, no Caixa Tem! Continue por aqui!
Antes de Tudo, Faça o Cadastro da Chave Pix
O primeiro passo para acessar a nova plataforma é cadastrar uma chave Pix no aplicativo da Caixa. O processo é bem simples!
Basta que você escolha o tipo de chave – CPF ou CNPJ, e-mail, número de celular, ou número aleatório – e marque a opção “Cadastrar chaves selecionadas“. Em seguida, será necessário que você digite a senha do Caixa Tem e clique em “Avançar“.
Vale ainda destacar que, para que o processo fique completo, também é preciso cadastrar suas Chaves Pix na conta que vai receber a transferência. Isso pode ser feito pelo aplicativo do seu banco ou instituição de pagamento.
Enfim, Como Usar o Pix no Aplicativo Caixa Tem?
Com uma Chave Pix já cadastrada, basta seguir o passo a passo, a seguir:
- Acesse o app Caixa Tem;
- Clique em “Pix – Pagamentos instantâneos”;
- Selecione a opção “Pagar”;
- Escolha pagar ou transferir via Chave Pix;
- Selecione o tipo de Chave Pix que você tem cadastrada na sua outra conta;
- Por fim, cole ou digite a Chave Pix que vai receber a transferência.
Pronto! Após realizado este procedimento, você terá seu dinheiro liberado, em poucos segundos, para utilizá-lo da melhor maneira que considerar!
Empregadores Poderão Recolher Contribuições do FGTS Com o Pix em 2021
O Banco Central (BC) anunciou que vai ampliar as possibilidades de uso do Pix, sistema de pagamentos instantâneos, a partir de 2021. Os empregadores poderão utilizar a ferramenta para recolher as contribuições ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
A previsão é que a novidade seja liberada em janeiro do ano que vem, com o lançamento do FGTS Digital. Desta forma, a empresa poderá recolher o valor correspondente a 8% do salário bruto pago ao trabalhador com o Pix.
De acordo com o banco regulador, a mudança beneficiará o FGTS.
Isso porque a ferramenta vai agilizar o recebimento dos valores, e também permitir maior facilidade de conciliação e maior número de instituições aptas a receber esses recolhimentos.
Isso pode, inclusive, acabar reduzindo as taxas que o fundo paga pelo serviço. Por outro lado, também beneficia empregadores, pois torna mais fácil o cumprimento de suas obrigações.
Além disso, há a possibilidade de os próprios bancos e instituições financeiras realizarem e receberem pagamentos por meio do Pix.
Entretanto, o serviço só é válido para transações decorrentes de obrigações e direitos próprios. Como, por exemplo, o pagamento de fornecedores e impostos.
O Banco Central afirma, ainda, que o intuito é possibilitar que os usuários contratem crédito de uma instituição, mas o receba em outra diferente, onde já tenham conta corrente. Dessa forma, a concessão de crédito será facilitada.