Não é hoje que os clubes do futebol brasileiro têm nas instituições financeiras suas principais aliadas. Mais do que patrocinadores, os bancos se tornaram parceiros na contratação de peças para montar o time ou mesmo fidelizar os jogadores.
É o caso, por exemplo, do banco BMG, que hoje patrocina Atlético, Corinthians e Vasco, oferecendo, além de um valor fixo, variáveis condicionadas à fidelização de torcedores. O mesmo ocorre com o BS2 no Flamengo, e Digi+ em Cruzeiro e Athletico-PR.
Mas também temos casos de parcerias de longa data, como as de Inter e Grêmio com o Banrisul, tradicional banco do Rio Grande do Sul. Abaixo, lembraremos de outras parcerias de sucesso e mostraremos como você pode jogar junto com seu time.
Mais do que investidores, parceiros
Era 1997. Um ano após a criação do Excel-Econômico, o banco passa a não ser apenas um mero patrocinador de Corinthians, Vitória e América-MG. Para além do aporte financeiro, investe na contratação de figuras de destaques para esses clubes.
Logo de cara, o Timão recebe nomes como Túlio Maravilha, Fábio Augusto, Donizete e André Luiz. No ano seguinte, vieram Gamarra, Ricardinho Edílson e Vampeta. Já o Vitória, time do coração de Antônio Carlos Magalhães, senador que à época deu apoio para a incorporação do Banco Excel ao Econômico, recebe, em 1997, Bebeto, Petkovic e Túlio Maravilha (então insatisfeito na reserva do alvinegro do Parque São Jorge. O Coelho, por sua vez, conquista sua primeira Série B com nomes como Pintado, Tupãzinho e Marco Antônio Boiadeiro.
Exploração de marca
Também nos idos de 1998, mas em outra toada, o Bank of América chegou ao Vasco prometendo elevar em 10 x o faturamento anual do clube, que era de R$ 15 milhões anuais. Porém, ao contrário do Excel, a instituição não estampava sua marca na camisa cruzmaltina, tendo interesse em explorar a imagem do clube.
Trazendo nomes como Donizete e Luizão, a parceria rende, logo de cara, a Copa Libertadores para o Vasco, justo no ano do centenário do clube da Colina. Depois, em 1999, o banco repatria Edmundo, que fora vendido para a Fiorentina, e monta um grande time para o Mundial de Clubes de 2000, com a chegada de Júnior Baiano, Juninho Paulista, Euller e Romário. No final daquele ano, o cruzmaltino levantaria a Mercosul e o Campeonato Brasileiro.
Regionalismo
Reforçando laços locais, o Banrisul conseguiu um feito quase inédito: uniu Grêmio e Internacional, ao patrocinar os dois principais clubes do Rio Grande do Sul desde 2001. A parceria atualmente rende cerca de R$ 13 milhões para os coirmãos.
Domínio nacional
O início da década de 2010 trouxe um fenômeno: o predomínio das instituições financeiras nas camisas dos clubes da Série A do Brasileirão. Em 2011, o Banco BMG chegou a estampar sua marca em 10 dos 20 participantes da elite nacional.
Após o sucesso da parceria entre BMG e clubes da Série A, foi a vez da Caixa entrar na jogada, chegando a ter 17 clubes na elite do Brasileirão em 2017. Entre os mais bem pagos estava o Flamengo, que recebia cerca de R$ 25 milhões anuais.
Jogando junto
Porém, agora você pode ser um dos parceiros do seu time do coração, ao lado das instituições financeiras. No modelo em vigor, boa parte das patrocinadoras dos clubes oferecem contas digitais gratuitas ou cartões de crédito que, além de benefícios para os clientes, destinam parte das receitas para os times parceiros. Abaixo listamos alguns dos principais vigentes no Brasil.
Corinthians – Banco BMG
A nação corintiana pode comemorar, pois chegou o Meu Corinthians BMG. Nele, você tem tudo que precisa: uma modalidade de conta corrente digital sem nenhuma tarifa, que oferece cartão de crédito sem anuidade, com transferências gratuitas, com saques ilimitados e ainda você ajuda o Timão.
Outra opção: além da conta com o BMG, o Corinthians também possui parceria com o banco Bradesco, que lançou o cartão de crédito Corinthians, exclusivo para os torcedores apaixonados pelo alvinegro do Parque São Jorge.
Atlético-MG – Banco BMG
A massa atleticana pode comemorar, agora ela tem uma conta digital exclusiva, com muita praticidade e sem burocracia. Em parceria com o Banco BMG, o clube lançou o cartão “Meu Galo BMG”, semelhante ao do Corinthians, e que poderá gerar ganho financeiro ao time alvinegro de acordo com a adesão de novas contas onlines.
Assim, o clube tem a oportunidade de aumentar seus ganhos com o patrocínio de acordo com o número de torcedores que abrem contas online na instituição financeira.
Vasco da Gama – Banco BMG
O Vasco da Gama lançou uma conta própria, em parceria com o Banco BMG, batizada de Meu Vasco BMG. Com a hashtag #JuntosSomosGigantes, o banco BMG oferece aos vascaínos uma conta digital 100% gratuita com cartão de débito e crédito, além de um cartão consignado personalizado do clube.
Além de usufruir da qualidade dos serviços BMG, o torcedor ainda colabora com seu clube do coração. Isso porque a instituição financeira remunerará o time por cada conta aberta nessa parceria, além de oferecer recompensas imperdíveis para aqueles que desejam ajudar ainda mais o Vasco.
Flamengo – Banco BS2
A maior torcida do Brasil tem um cartão exclusivo para ela. Contando com mais de 40 milhões de rubro-negros apaixonados, o Flamengo atraiu o patrocínio do Banco BS2, que, entre inúmeras facilidades, disponibiliza um cartão de débito aos torcedores do clube.
Para solicitar o cartão do Flamengo o torcedor precisa ter uma conta digital no Banco BS2.
É muito simples: para você abrir a conta, basta que o torcedor baixe o aplicativo do banco e preencha o cadastro. A cada conta aberta pelo aplicativo, o Flamengo recebe R$10, mas para isso é necessário que o torcedor faça um depósito de, no mínimo, R$100 em até trinta dias. Também o time recebe até 50% da receita gerada pela comercialização de produtos e serviços realizados pelo aplicativo BS2 Flamengo. O cartão tem o prazo de 15 dias úteis para chegar em sua residência.
Outra opção: além do cartão digital do Banco BS2, o Flamengo também possui uma parceria com o Banco Bradesco, que oferece o cartão de crédito Clube Regatas do Flamengo Visa. Todos os torcedores do time rubro-negro podem particularizar com o cartão de crédito Flamengo. Aliado à bandeira Visa, que é uma das mais aceitas do mundo, o cartão é aceito em milhares de estabelecimentos.
São Paulo – Banco Inter
Para ser são-paulino é preciso levar seu time no peito e no bolso. Em parceria com o banco o Banco Inter, patrocinador master do time, o banco oferece uma conta 100% digital e o cartão Morumbi Mastercard, que oferece muitas vantagens exclusivas ao torcedor tricolor.
A instituição financeira promove alguns benefícios aos torcedores apaixonados do clube, que também lucra com isso. Cada vez que você utiliza o cartão no débito ou no crédito, 50% do resultado é transferido ao time do São Paulo.
Outra opção: o time tricolor também tem parceria com o banco Bradesco, que oferece o cartão São Paulo Futebol Clube Visa Nacional, para você que tem o coração Tricolor e que deseja um cartão com muitas facilidades.
Cruzeiro – Digi+
O grupo AJ Renner está acreditando na força da paixão do cruzeirense. O torcedor que investir nos produtos conta Digi+ Cruzeiro e no cartão de crédito do Cruzeiro estará ajudando financeiramente o clube. O banco é um dos patrocinadores do time, e oferece uma conta totalmente digital, completa, onde todos os produtos e serviços estão à sua disposição na hora e no lugar que você estiver, na palma da sua mão.
O banco oferece um cartão com muitos benefícios quando você abre sua conta. Com ele você pode realizar compras online e em milhares de estabelecimentos no Brasil, com muita facilidade, rapidez e segurança.
O cartão tem um design com o mascote da raposa ao lado da logo da conta e o escudo do clube posicionando ao lado no nome do titular. Desse modo, o torcedor poderá exibir com muito orgulho a marca do seu time por toda parte.
Athletico Paranaense – Digi+
Para alegria dos torcedores do Furacão, o banco Digi+ também oferece uma pareceria com o clube, semelhante à conta disponível para os torcedores do Cruzeiro. Nela, os torcedores do Furacão, além de terem uma conta e receber um cartão de débito, poderão solicitar um cartão de crédito.
Palmeiras – Bradesco
Um cartão com uma inovação maravilhosa para alegrar ainda mais a vida de todos os seus torcedores. Em parceria com o Bradesco, o alviverde resolveu fazer um cartão excepcional para sua imensa e apaixonada torcida.