Como Escolher o Melhor Plano de Saúde

Sabemos que anda cada dia mais difícil contar somente com o SUS e por isso muitas pessoas partem para a contratação de um plano de saúde na rede privada. Porém apesar de diversas opções, quem vai contratar um plano de saúde deve ficar muito atento a alguns detalhes para não entrar numa bela de uma furada, pois gastar e não ficar satisfeito não tem sentido não é?! Por isso se você precisa de uma mãozinha para escolher seu plano aí vão 3 valiosas dicas de como escolher o melhor plano de saúde.

1. Pesquise na ANS

A ANS Agência Nacional de Saúde Suplementar é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil e tem como responsabilidade regular o mercado de planos privados de saúde, por isso no site da ANS você encontra um ranking de operadoras divulgado anualmente, esse ranking leva em consideração aspectos econômicos, operacionais e de qualidade.

Ainda no site da ANS você encontra informações sobre quais planos foram suspensos, essas informações são disponibilizadas a cada 3 meses. Os planos são suspensos por não cumprirem corretamente os prazos máximos de atendimento. A Agência oferece ainda informações sobre as operadoras que se encontrão em regime especial de liquidação e em falência, informações sobre o desempenho das empresas, dados de os planos ativos que elas oferecem, se elas andam em dia com o SUS, entre outras informações. Assim você pode avaliar melhor a empresa que pretende contratar ou ver qual a melhor opção.

Por isso vale a pena acessar o site e ver todas as informações sobre os planos de saúde antes de contratar, pois dessa forma as chances de erro são menores.

2. Procure opiniões de clientes

Uma das propagandas que devem ser mais valorizadas por quem pretende contratar um serviço ou adquirir um produto é a boca a boca, afinal sabemos que é dela que vem a realidade. No caso da internet essa se trata das opiniões que os clientes dão em sites confiáveis. No site Reclame Aqui por exemplo você encontra informações valiosas como: rankings, reclamações, índices de solução, avaliações de consumidores a respeito da empresa e muito mais.

O site Proteste também fornece informações valiosas como testes comparativos, informações sobre as empresas, reclamações de consumidores e classificações das empresas, além de algumas outras informações úteis.
Além disso você pode achar opiniões de usuários sobres as empresas até mesmo nas redes sociais em suas páginas por exemplo. Vale a pena utilizar todos os meios possíveis para saber como as empresas tratam seus clientes após a contratação, já que sabemos que antes elas te prometerão muitas coisas que nem sempre acontecerão daquela forma.

3. Pesquise sobre a cobertura

Não basta só saber se a empresa é boa de atendimento é importante saber sobre a sua cobertura, isto é quais os tipos de planos a empresa oferece, quais os tipos de serviços estão incluídos em cada plano, detalhes sobre diferenciações relativas as idades (valores e procedimentos inclusos), sobre qual tipo de procedimento é cobrado taxa adicional e período de carência.

É importante pensar também na abrangência geográfica, afinal não adianta nada contratar um plano de saúde se você raramente vai conseguir utilizar, veja também sobre a qualidade dos hospitais e clínicas que pertencem ao plano e rotina dos serviços oferecidos, por exemplo se tem algum procedimento que exige autorização e agendamento prévio.

Esse tipo de informação você pode encontrar no próprio site da ANS no Espaço do Consumidor ou no site da empresa que pretende contratar o plano. Por último não se esqueça de forma alguma de ler bem o contrato e esclarecer todas as suas dúvidas antes de assiná-lo, assim você tem noção do que contém nele e tem direito de cobrar depois.

Pense bem na hora de tomar essa decisão!

Compartilhe com seus amigos!

Recomendados
Sem Comentários