Em virtude da grande quantidade de fraudes nos últimos tempos é muito comum se sentir inseguro no momento de pagar as contas. No entanto, diante do risco de cair nesse golpe, como certificar a autenticidade de boletos de cobrança?

A fim de solucionar este problema, muito comum nos dias de hoje, o texto a seguir busca explicar como certificar a autenticidade de boletos de cobrança e não cair em armadilhas criadas nos ambientes virtuais.

Certificar a autenticidade de boletos de cobrança é fundamental nos dias de hoje. Isso se deve ao fato de os crimes virtuais serem cada vez mais frequentes. Há diversas formas de verificar a veracidade dos documentos. Atentar-se para essas dicas é crucial para não cair em armadilhas. Por isso, siga conosco pois vamos lhe mostrar como se proteger de fraudes on-line.

O que é um boleto de cobrança?

É algo bastante normal fazer compras em sites pela internet ou ir ao estabelecimento e dividir a parcela do produto adquirido em várias mensalidades.

Essas dívidas e aquisições, entretanto, precisam ser pagas, não é mesmo? Para isso, é fornecido um documento em que consta um código de barras e o valor do produto comprado.

Um boleto de cobrança, desse modo, nada mais é do que um documento que apresenta os códigos e valores a serem quitados por um determinado objeto ou serviço prestado.

Além disso, um boleto de cobrança traz outras informações, como o nome da instituição recebedora, o nome do cliente, os encargos cobrados e a data de vencimento do documento.

É importante ressaltar que esse documento é emitido pela instituição ou empresa que forneceu o produto ou serviço ao cliente. Em relação ao pagamento do boleto, ele pode ser feito em caixas eletrônicos, casas lotéricas ou por meio de aplicativos de bancos.

Alguns exemplos de boletos de cobrança são:

  • Boleto de mensalidade de escolas privadas, faculdades e universidades;
  • Boletos de produtos adquiridos em lojas virtuais;
  • Boletos bancários;
  • Boletos de compras parceladas.

Por que é importante certificar a autenticidade de boletos de cobrança?

Vem sendo muito frequente, nos últimos anos, ocorrências por fraude em boletos de cobrança pela internet. Diversas pessoas já relataram aos veículos de comunicação que sofreram esse golpe e tiveram imensos prejuízos.

Essa falsificação é feita por burladores que instalam ou enviam vírus para os aparelhos digitais (notebooks, computadores e celulares) com o intuito de alterar os dados dos boletos. Com isso, o dinheiro depositado é desviado para a conta bancária do trapaceador.

Por esse motivo, antes do pagamento de alguma fatura, é muito importante certificar a autenticidade do boleto de cobrança. No entanto, como fazer essa identificação?

Como certificar a autenticidade de boletos de cobrança: dicas para não cair nessa armadilha

Embora esses cibercrimes sejam cada vez mais recorrentes, é importante ressaltar que é possível identificar as modificações nos boletos de cobrança e evitar fazer pagamentos a ludibriadores.

Palavras incorretas e layout do documento

Uma das formas de reconhecer uma fatura falsa é por meio de erros ortográficos ou informações equivocadas. Sendo assim, é fundamental observar se há nome ou palavras escritos incorretamente.

Ademais, é crucial analisar o layout do documento. Isso porque, além dos erros de ortografia, é muito comum que os falsificadores modifiquem o logotipo da empresa, inserindo algum bastante similar.

Código de barras no boleto

A danificação ou violação do código de barra é um indício de que o boleto de cobrança foi alterado. Por essa razão, ao observar isso, é necessário entrar em contato com a instituição que emitiu o documento a fim de confirmar sua veracidade.

Vale destacar que é possível constatar a originalidade de um boleto por meio de outros elementos que aparecem no documento. Sendo assim, o código de barras da parte superior do boleto deve ser idêntico ao inserido na parte inferior.

Além do mais, é importante se atentar aos números fixados no documento. Isso porque os três primeiros algarismos introduzidos no boleto são referentes ao banco do recebedor.

Os 10 últimos números, por outro lado, são relativos ao valor que consta no boleto. Por exemplo, se o preço da fatura for R$ 450,00, os 10 dígitos finais serão 0000045000.

Portanto, é crucial verificar se esses números coincidem e se o boleto foi emitido com o valor do produto ou serviço adquirido. Caso contrário, significa que o documento é falsificado.

Leitura ótica do boleto

Caso o boleto não seja detectado na leitura ótica, é importante contatar a empresa emissora e certificar a autenticidade do documento. Conforme destacado no tópico anterior, é necessário que o código da parte superior e o código da parte inferior sejam idênticos.

Isso porque é comum que os falsificadores modifiquem um dos códigos para que os pagadores digitem o número adulterado e façam a transferência do dinheiro para outra conta.

Dados do recebedor

Normalmente, as agências bancárias e empresas colocam os dados no boleto de cobrança que enviam aos seus clientes. Algumas das informações inseridas no documento são:

  • Nome da instituição;
  • CNPJ;
  • Endereço;
  • CEP.

Com esses dados informados no boleto, é possível conferir por meio do Google ou aplicativos que revelam os CNPJs das empresas, se as informações do documento conferem com as da empresa.

Procedência dos documentos

Um modo de certificar a autenticidade de boletos de cobrança é observando a procedência dos documentos, já que muitos boletos falsos são enviados por WhatsApp, e-mails e SMS.

Por essa razão, é importante não fazer o pagamento desses boletos ou, se optar por fazer, verificar a autenticidade do documento com a empresa emissora. Para não cair nesse tipo de armadilha, é recomendado emitir o boleto no site ou aplicativo da empresa.

Evitar atrasos no pagamento do boleto de cobrança

Apesar de os golpes virtuais crescerem a cada dia, é fundamental que os boletos de cobrança sejam quitados no dia do vencimento. Isso porque os atrasos ou não pagamento podem levar ao acúmulo de juros, bem como a protestos e negativação do CPF.

No entanto, conforme visto neste texto, é muito importante certificar a autenticidade dos boletos de cobrança para não ser prejudicado e fazer pagamentos a golpistas. Você toma esses cuidados?

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*