Pensar em um esquema de organização financeira é o primeiro passo para quem deseja ter uma noção real sobre o quanto entra e o quanto sai mensalmente da conta.
Coisas simples como saber qual é o gasto exato das compras do supermercado. Ou então, o valor da mensalidade a escola dos filhos, passando por custos com cartão de crédito e valores de investimentos.
E mais ainda: ter um controle financeiro também oferece a possibilidade do escape das dívidas, bem como a possibilidade de investimentos – como já mencionamos.
As opções são variadas. Elas podem ser desde um caderninho, aplicativos com inteligência artificial e, claro, a boa e velha planilha.
A ideia é: simplesmente facilitar a sua vida, a ponto de haver tranquilidade e a sensação de “colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente”.
Tem opção para todos os momentos da vida e para todos os tipos de usuários. Seja qual for o seu momento, importante mesmo é ter a noção exata de como andam seus controles de gastos e, também, de investimentos.
Assim sendo, fizemos a seleção com algumas opções (entre aplicativos e planilhas) para você ficar ligado e ter o controle da sua grana. Confira todos os detalhes a partir de agora:
Aplicativos para organizar as finanças
1. App Organizze
Com o Organizze, é super possível fazer o da controle corrente, poupança e investimentos . Desta forma, o usuário tem a possibilidade de definir o quanto pode ou deseja gastar em cada categoria (por exemplo: cinema, aluguel, educação, plano de saúde…).
Também possibilita receber alertas de todas as suas contas a pagar e resumos com gráficos.
Além disso, é possível exportar dados bancários e controlar o uso de cartões. Para quem quer conhecer, há uma versão gratuita. A paga custa R$ 79, 99 por ano.
2. App Mobills
Com o Mobills é possível fazer o controle das contas e uso de cartão de crédito. O usuário também consegue estabelecer metas de gastos e metas de ganhos. Consegue também estabelecer seus principais objetivos financeiros e, ainda por cima, receber dicas para economizar dinheiro. A versão paga da ferramenta custa R$ 99,99. No entanto, há a versão paga para quem deseje conhecer, aprender a mexer e, só então contratar o serviço pago.
3. App Minhas economias
Com o app, é possível inserir ganhos e gastos. Há ainda a possibilidade de um”gerenciador de sonhos”, que possibilita estabelecer objetivos e fazer um planejamento financeiro.
4. App Guiabolso
A ferramenta permite sincronizar a conta bancária. A partir daí, é possível analisar o destino do dinheiro do usuário. Possui ainda um espaço de movimentação bancária, pelo qual o usuário consegue fazer transações usando o aplicativo como um iniciador de pagamentos.
Planilhas para organizar as finança
5. Google planilhas
Google Planilhas oferece alguns modelos de planilhas prontas como o controle e organização da grana. Para usar – de maneira gratuita – é só preencher os ganhos e gastos. Daí a planilha realiza automaticamente as contas e apresenta um balanço do orçamento anual do usuário, de graça. Vale lembrar que para usar essa planilha, o usuário precisa ter uma conta de email do Gmail.
6. B3 – Bolsa de Valores
A bolsa de valores brasileira também oferece uma planilha de Excel para documentar as receitas e despesas, além de investimentos em ações, Tesouro Direto, renda fixa, previdência privada e outras aplicações.
7. Idec
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) também oferece uma planilha de orçamento doméstico no Excel para registrar receitas e despesas mês a mês. A tabela é um pouco mais complexa do que as outras, mas permite, por exemplo, comparar a variação entre os ganhos e gastos reais e os previstos e organizar as compras parceladas nos cartões de crédito.