8 Franquias Que Ficaram Mais Baratas Durante a Pandemia

Descontos podem chegar a 75%. Objetivo é atrair novos empreendedores

8 Franquias Que Ficaram Mais Baratas Durante a Pandemia

Com o desemprego em alta, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o setor de franquias se torna uma das boas opções para que você desenvolva o empreendedorismo. De olho nessa oportunidade e também na necessidade de revisão de custos internos, muitas redes conseguiram ficar mais baratas, diminuindo o valor inicial de investimento. Em algumas marcas, as reduções chegam a quase 80%.

Em quase todos os casos, o desconto ocorreu na taxa de franquia, que é o valor pago pelo direito de uso da marca. Para isso, as redes revisaram custos de operação, estoque e fornecedores. Antes de investir em uma franquia, no entanto, o empreendedor precisa fazer uma autoanálise para saber se tem, de fato, um perfil de franqueado, além de se certificar de que a rede realmente entrega tudo o que é prometido. Para isso, especialistas aconselham a pesquisar a respeito da marca e consultar atuais franqueados, que podem dar um panorama mais realista da gestão. Os contatos deles constarão da Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que deve ser entregue pela franqueadora logo nos primeiros contatos.

Confira, na sequência, algumas redes que reduziram o valor de investimento durante a pandemia. Quem sabe você não se encaixe em uma delas, não é mesmo? Acompanhe!

1. CredFácil

A rede tem 280 franquias abertas pelo país e pretende chegar a 400, ainda este ano. Como trabalha com empréstimos, a empresa teve uma alta demanda durante a pandemia, com crescimento de 28% no faturamento. No Modelo Loja, o investimento anterior era de R$ 38.900 e agora caiu para R$ 29.900. De acordo com a empresa, a justificativa é que empreendedores de outros setores passaram a procurar a marca para investir e eles resolveram flexibilizar os valores para conseguir capilaridade.

2. É Seguro

Atualmente, a rede de seguros possui 220 unidades e pretende abrir mais 40 operações, ainda em 2020. Com a pandemia, a marca renegociou todos os valores com os fornecedores e agregou os custos dentro do investimento inicial. Nos três primeiros meses, o empreendedor ainda terá isenção de sistemas operacionais.

A empresa trabalha com dois modelos de negócios. Confira as condições, lembrando que os dois modelos já contemplam capital de giro estimado:

Franquia Comercial: o valor total caiu de R$ 45.900,00 para R$ 34.900,00;
Franquia Home Office: o valor total caiu de R$ 23.900,00 para R$ 17.900,00.

3. Ecoville

A franquia de produtos de limpeza tem 311 unidades e pretende chegar a 400, ainda neste ano. De acordo com a empresa, a opção do empreendedor de usar o próprio veiculo para entregas, além da redução do estoque inicial, ajudou a diminuir a necessidade do aporte inicial. Anteriormente, o investimento inicial era de R$ 57.000, incluindo a taxa de franquia, capital de giro e estoque inicial. Agora, baixou para R$ 34.900.

4. Gigatron

Com 52 unidades abertas, a franquia de tecnologia pretende expandir para cidades de até 100 mil habitantes com a microfranquia Software, que tem foco no pequeno e médio varejo, prestadores de serviço e restaurantes. Antes, o investimento total para abrir uma franquia Software da Gigatron era de R$ 10.750, incluindo taxa de franquia, capital de instalação e capital de giro. Atualmente, esse valor caiu para R$ 2.750. De acordo com a marca, o ajuste se deu pela redução significativa na taxa de franquia para cidades menores.

5. Jan-Pro

A rede de limpeza comercial tem mais de 400 unidades em operação e quer abrir mais 100, ainda em 2020. O segmento cresceu durante a pandemia e a rede percebeu que poderia atrair mais empreendedores com a redução significativa da taxa de franquia. Antes, o investimento inicial total era de R$ 49.950 (incluindo a taxa de franquia e os insumos, acessórios e equipamentos); agora, com os ajustes, caiu para R$ 37.800.

6. Mr. Fit

A rede de alimentação saudável tem 180 unidades e quer chegar em 300, ainda em 2020. Para isso, apostou na redução da taxa de franquia, como forma de ganhar capilaridade, além de buscar a diferença na venda de produtos. Anteriormente, o investimento total era de R$ 17.450 (incluindo insumos, 100 refeições iniciais e um freezer adesivado). Agora, o valor total caiu para R$ 6.250.

7. Nails2You – Esmalteria e Estética

A franquia de estética tem 20 unidades e pretende chegar a 65, até o final do ano, com o aporte da aceleradora 300 Franchising. O valor não foi revelado. Para reduzir o investimento necessário, a rede apostou em um projeto arquitetônico mais limpo, com redução de bancadas de atendimento e funcionários, reduzindo a taxa de franquia e o capital de giro necessário. Antes, era necessário investir R$ 174.900 para ter uma franquia da Nails2You. Agora esse valor caiu para R$ 75.990.

8. Paper Pão

A Paper Pão é uma franquia de publicidade em saco de pão, criada em 2016. O franqueado fatura com a venda dos espaços publicitários. Atualmente, a rede tem 15 unidades em todo o país e espera chegar a 30 ainda em 2020. De acordo com a empresa, o negócio cresceu na pandemia e conseguiu renegociar valores com todos os fornecedores. Dessa forma, o investimento inicial, que era de R$ 5.200, passou para R$ 4.500. Além disso, os novos franqueados são isentos do pagamento de royalties durante quatro meses.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários