Segundo o Aurélio, o conceito de trabalho é: “conjunto das atividades realizadas por alguém para alcançar um determinado fim ou propósito”. Propósitos e metas, acredito que todo brasileiro tenha, mas e quando nosso trabalho não nos impulsiona a realizar nossos sonhos? E quando não temos nem ao menos um emprego?

Para ilustrar essa realidade resolvemos pegar como base duas pesquisas recentes sobre este assunto. De acordo com a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem atualmente 12,5 milhões de pessoas desempregadas no Brasil. E para os empregados, um levantamento de 2018, do Instituto Locomotiva, mostra que 56% dos trabalhadores com carteira assinada no país se sentem insatisfeitos com o trabalho que desenvolvem.

Ambos números são preocupantes, mas felizmente, a internet revolucionou a nossa sociedade e o trabalho não ficou de fora dessa revolução. Com o alcance das redes sociais, ficou muito mais fácil divulgar o nosso ofício, seja lá qual ele for. Além disso, são tantas pessoas alcançadas, que mesmo que você pense que você não terá clientes, a internet lhe mostrará o poder que ela possui.

Então se você está disponível para o mercado de trabalho ou está insatisfeito em seu emprego, listamos 50 opções de trabalhos que podem lhe inspirar para começar o ano de 2020 com o pé direito. Tendo uma mente empreendedora e um toque de esforço, pode dar muito certo e virar uma nova carreira! Dê uma olhada:

 1.   Social Media

Você é expert em redes sociais e entende os mecanismos que envolvem os algoritmos para conquistar ainda mais seguidores e curtidas? Então você pode vender seus conhecimentos para empresas que desejam aproveitar o Facebook, Instagram, Twitter para alavancar suas vendas, por exemplo.

 2.   Blogueiro(a)

Ser blogueiro(a) significa ter uma profissão consolidada. Para isso, você precisa possuir desenvoltura para escrever ou apresentar produtos na internet, fazendo uma breve resenha. Dessa forma, você pode ter seus serviços contratados pelas empresas que fabricam tais produtos. A propaganda feita com um ar de pessoalidade dá muito certo e é isso que as empresas procuram nos blogueiros(a).

 3.  Tutor – Aulas de Reforço

Você não é formado em matemática, mas era um dos melhores alunos da sala na disciplina? Sabia que o que você sabe pode ajudar muita gente? Pois bem, as aulas de reforço podem te ajudar a descolar uma grana extra e ainda auxilia muito aquele estudante que está com dúvidas na matéria. As aulas podem ser presenciais ou online, e a internet pode te ajudar a divulgar e ainda ser uma plataforma para que você disponibilize esses cursos.

 4.  Tradutor

Se você tem fluência em alguma outra língua, isso é uma ótima opção para um trabalho independente! A tradução está sempre em alta no mercado e principalmente na internet. Muitas pessoas precisam dela para artigos acadêmicos, conferências, ou até mesmo para entender o que alguns sites dizem. Afinal, o inglês é considerada a língua universal, mas se você tem conhecimento no espanhol, por exemplo, também dá para fazer disso o seu ‘ganha pão’. Além da tradução, você também pode dar aulas particulares das mais variadas línguas.

 5.  Assistente Virtual

Se você é bem organizado e consegue respeitar prazos, ser um assistente virtual é uma opção. Muitas empresas, sejam elas físicas ou virtuais, precisam de pessoas que organizem a agenda com os compromissos demandados por elas. Monitorar e-mails, ligar para investidores e clientes, marcar reuniões são alguns serviços que um assistente virtual pode fazer. Com bastante organização e disciplina, é possível fazer acontecer.

 6.  Editor de Fotos 

Com a onda de instagrammers, as fotos e selfies se tornaram um grande produto. Sendo assim, se você tem habilidade com a edição de fotos, você tem um ótimo mercado para explorar. Ao postar antes e depois de fotos editadas por você nas suas redes sociais, você mostra suas habilidades para as pessoas que podem se interessar no seu serviço e assim, contratá-lo.

 7.  Editor de Vídeos/Filmaking 

Os vídeos também estão com uma alta demanda das redes sociais e quem sabe fazer ou editar também tem uma ótima opção trabalho. Se você tem habilidade em produzir, filmar e editar vídeos, a internet está aí para ser o seu mercado de trabalho. A principal plataforma que pensamos quando falamos de vídeos é o YouTube, mas o site não é mais uma exclusividade para esse tipo de mídia. Facebook, Instagram e Twitter também entraram nessa onda, mas é importante entender as particularidades de cada rede social para construir o melhor vídeo.

 8.  Compositor de música e jingles 

Sabe aquelas musiquinhas das propagandas que não saem da nossa cabeça? Se você tem criatividade e habilidade musical para criá-las, então use as redes sociais para fazer com que elas sejam virais! As empresas irão te ver e contratar suas músicas para vender mais.

 9.  Consultor de viagens

Você é daquelas pessoas que viaja muito? Conhece vários lugares? Então você pode contar as histórias de suas viagens na internet e atrair várias pessoas para consumirem seu conteúdo. Você pode criar um site, um blog ou até mesmo utilizar as redes sociais para dar esse tipo de consultoria e montar roteiros. Seus seguidores irão te procurar para dar mais informações sobre determinado lugar e isso pode virar um trabalho. Aproveite o período de férias para alavancar seu conteúdo!

 10. Professor (de qualquer coisa!)

Para adquirir qualquer habilidade, é necessário um professor para ensinar. Então se você sabe cantar, tocar, montar cama, fazer artesanato, atuar, dançar, enfim, você pode ensinar isso tudo por meio de vídeos na internet. Assim, você alcança ainda mais pessoas, já que é online e a pessoa que for consumir seu conteúdo, não vai ficar presa ao tempo, ela pode fazer quando puder.

  11. Cuidador de animais

Você tem um amor imenso por bichinhos e sabe cuidar deles muito bem? Então abra sua visão, pois às vezes, aquela vizinha sua pode precisar de alguém para cuidar do gato dela enquanto ela trabalha. Além disso, você pode divulgar seus serviços para mais pessoas nas redes sociais, fazendo até vídeos dos bichinhos enquanto você trabalha (claro, se o dono permitir!).

 12. SEO Services

O mundo de pessoas que criam sites e blogs é gigante. A internet impulsiona o crescimento desses profissionais. Entretanto, é tanta gente fazendo a mesma coisa que fica mais complicado se destacar, certo? Mas se você conhece bem as técnicas de SEO, ou seja, sabe como funciona o ranqueamento dos sites no Google, fazendo com que eles apareçam primeiro nos mecanismos de pesquisa, isso te abre um grande mercado. Você pode divulgar, principalmente em redes sociais, como o Instagram, onde há mais blogueiros, que você exerce esse tipo de trabalho.

 13. Uber Blogger

O aplicativo do Uber tem um recurso que permite que você avalie o motorista e essa avaliação é muito importante para ele conseguir as corridas e assim, ter mais dinheiro. Sendo assim, muitos motoristas que são bem avaliados no aplicativo estão investindo em vídeos no YouTube para ajudar outros motoristas a conseguir um melhor desempenho. Como já se sabe, muitos desempregados migram para o Uber, para conseguir uma renda, então, é muito importante que um ajude o outro a prosperar nesse ramo. Esses vídeos estão sendo muito procurados e você pode ser um dos que fazem! Basta ter uma câmera boa e ser um motorista bem avaliado. Dê dicas práticas e fáceis de serem entendidas e dispare em suas redes sociais para ter um maior alcance.

 14. Planejador de Festas

Festa é algo que não sai de moda. Mesmo em tempos de crise, as pessoas não perdem a oportunidade de se reunir para comemorar os momentos bons da vida. Mesmo que uma festinha mais simples, ainda assim é necessário fazer todo um planejamento. Se você tem facilidade em planejar esse tipo de evento, você pode vender suas habilidades. Uma ideia boa é você fazer diferentes tipos de planejamento padrões, diferenciando em tempo, investimento e temas, e postar em suas redes sociais ou até mandar para os grupos de WhatsApp. Assim, as pessoas terão uma boa noção do que fazer, de acordo com o tipo de festa.

 15. Consultor de Investimentos

CBD, CDI, LCA, LCI, Tesouro Direto… Ufa! É tanto tipo de investimento, que muitos ficam perdidos na hora de aplicar seu dinheiro. E como isso é algo muito valioso, na hora de decidir onde investir, as pessoas ficam na dúvida e com medo de perder sua grana. Logo, muitos acabam investindo apenas na poupança e perdem a chance de fazer render mais e assim, ter mais lucro. Então, se você sabe diferenciar os diferentes tipos de investimentos e sabe se adequar para cada situação, você pode dar essa consultoria. A educação financeira é algo que está muito em alta, principalmente nesses tempos de instabilidade econômica e endividamento. Sendo assim, muitas pessoas estão procurando dicas personalizadas sobre o que fazer com aquele dinheiro que tem guardado.

 16.  Produtor de Podcasts

Podcasts são conteúdos de áudio que são feitos exclusivamente para o consumo através da internet. De forma mais simplificada, é como se fosse um programa de rádio, mas que vai abordar um determinado tema ou assunto. Então, se você sabe falar bem sobre economia, você pode separar os temas que envolvem essa ampla área e simplesmente gravar em seu celular. Muitas empresas de comunicação estão procurando bons produtores de podcasts para começar a adentrar nessa área que está em crescimento. Você pode crescer junto, comece a produzir!

 17. Consultor de Vendas Online

Você já reparou no tanto de loja virtual que há hoje em dia? Muitas vezes, é até difícil escolher onde comprar e ainda tem as questões de segurança, pois, infelizmente ainda há muita fraude. Mas se você está sempre comprando pela internet e sabe quais são os melhores sites para isso, você pode ser um consultor de vendas online. Além disso, muitas empresas (às vezes até alguma do seu bairro) que estão contratando pessoas que conseguem prospectar clientes que estão na internet. Viu que as possibilidades nessa área são amplas, não é?! Uma ótima opção para ganhar dinheiro.

 18. Fotógrafo para Sites de Compra de Fotos

Dreamstime, Shutterstock, Thinkstock… São diversos sites que trabalham com venda de fotografias. Com o mundo dos blogs em alta, muitos produtores de conteúdo procuram imagens para poder ilustrar seus textos, mas tem toda uma questão legal que envolve direitos atorais para a reprodução dessas fotos. Então, esses tipos de sites supracitados servem como uma mega agência de venda de imagens e as disponibilizam de forma responsável. Além disso, a cada download feito em sua foto, você ganha uma porcentagem e seu trabalho pode estar ativo em vários sites e blogs!

 19. Alfaiate Digital

Trabalhar com moda é sempre uma boa! Muitos homens procuram roupas sob medida, mas não conseguem achar de forma alguma. Parece que o serviço de alfaiate acabou, mas pelo contrário, na internet ele existe e tem uma aceitação significativa. Então se você tem condições de produzir roupas específicas para as medidas de cada cliente, você tem uma carreira pela frente! Geralmente, os alfaiates digitais são procurados em momentos mais especiais para o cliente, então, o valor aumenta. Ele te envia as medidas ou marca com você, até mesmo pelo WhatsApp, uma visita para que você possa avaliar o tipo de roupa que ele deseja e depois pode começar a produzir. Ao realizar a entrega, você pode postar as fotos da roupa em suas redes sociais e atrair mais clientes. É uma ótima oportunidade de ressignificar um trabalho que pouco aparece hoje em dia. 

 20. Assistente de Experiência do Cliente

Muitas vezes temos uma péssima experiência com o atendimento de algumas lojas e isso faz com que a gente nunca mais volte lá, não é mesmo? Pensando nisso, muitas empresas estão dando uma atenção mais especial à experiência do cliente, para que ele possa voltar a comprar e até indicar para outras pessoas. Após esse cliente sair da loja, por exemplo, um atendente realiza um contato para que possa ser dada uma opinião sobre a empresa, o atendimento, os produtos, entre outros.

Assim, baseado nas opiniões dos clientes é feito um levantamento que é repassado aos gerentes e caso necessário, ele faz as mudanças para melhorar essa vivência que o cliente tem com a loja. Você pode ser o responsável por essa mudança e se tornar essencial para a empresa! Ser um assistente de experiência do cliente tem um requisito principal: empatia. Tendo empatia e uma boa comunicação, você já se encaixa no perfil e pode começar a trabalhar. Não somente em empresas físicas, mas também realizar esse trabalho em sites, em pages das redes sociais e em canais do YouTube.

 21. E-commerce

O E-commerce é uma venda que, necessariamente, precisa ser feita pela internet, inclusive o processo de pagamento. É uma loja virtual, em que todo o processo de venda, desde o atendimento até o pagamento tem que ser online. Logo, você pode vender ou revender qualquer produto para estar nessa área que tanto movimenta a internet. Você ganha dinheiro, literalmente, sem sair de casa. Agora, se você for um fabricante de produtos ou prestador de serviços, você pode ganhar muito dinheiro com o E-commerce, principalmente se for algo inédito. Aproveite as redes sociais para divulgar sua loja e redirecionar para sua plataforma de vendas.

 22. Designer Gráfico Para Redes Sociais

Tudo hoje é realizado pelo meio eletrônico. Se você tem uma festa, você faz um convite eletrônico para enviar aos seus convidados pelas redes sociais. Se você quer divulgar um evento, cria-se uma arte para fazer um anúncio online. Então, quem tem a habilidade de fazer convites, anúncios, posters, animações, pode se dar muito bem, afinal, muitas pessoas e empresas precisam de um designer gráfico para personalizar suas demandas. Como eles são postados em redes sociais, seu trabalho terá um alcance enorme, atraindo cada vez mais clientes. Basta fazer as artes, até mesmo em casa e após o pagamento, enviar ao seu cliente.

 23. Copywriting

O nome faz o trabalho parecer difícil, mas não é tão complicado. O Copywriting é uma forma de produção de conteúdo online para convencer os leitores a comprar determinado serviço ou produto. É feito por meio da escrita, então é muito usado em sites e blogs. No mais, você precisa ser bom em prospectar clientes, mas com as palavras escritas. Se você tem essa habilidade, praticamente qualquer empresa pode te contratar!

 24. Coaching

O famoso coach! O coach basicamente te ensina a se comportar de uma forma que você alcance maiores resultados em determinada área. Então há o coach de carreiras, o coach de esportes, o coach estilo de vida, enfim, vários tipos. Se você é bom em influenciar pessoas a seguir um comportamento que vai ser benéfico para elas, então você pode ser um coach. Mas é importante dar o exemplo! Não adianta muita coisa ser um coach de educação financeira, por exemplo, sendo que você está todo endividado!

 25. Auxiliador de Planilhas de Excel

O programa Excel, da Microsoft, é referência na área de planejamento e é considerado mais que essencial para as empresas, pois ele organiza muitas demandas com o auxílio principalmente de suas planilhas. Entretanto, por ser muito complicado de se utilizar e por ter muitas variações de recursos, as empresas usam o básico do Excel, sendo que poderiam ter muito mais facilidades se tivessem alguém com um maior conhecimento na plataforma. Logo, se você conhece os recursos do Excel, ofereça seus serviços para qualquer empresa, dependendo do seu nível de conhecimento eles vão te contratar na hora! Além de você mesmo fazer as planilha, você ainda pode ensinar outras pessoas a fazer e assim, otimizar a empresa.

 26. Venda de Comidas 

Já viu aquelas fotos de comidas caseiras no Instagram e ficou morrendo de vontade de comer? Pois bem, é assim que muitas pessoas vendem seus quitutes pela internet. Se você é bom na cozinha, se sua comida é facilmente comida “pelo olho”, você pode tirar fotos e divulgar suas comidas pelas redes sociais, e oferecê-las sob encomenda. Pode ser caseira, gourmet, saudável, enfim, das mais variadas opções. Além disso, marmitas para a semana também faz muito sucesso. Se você tiver um serviço de entrega aí fica melhor ainda. Mas você pode começar vendendo para seus vizinhos e amigos que moram perto.

 27. Desenhista

É uma ótima opção de presente de aniversário dar um desenho do rosto da pessoa aniversariante! Pode ser uma caricatura, uma pintura, cartum, entre as mais variadas formas de desenho que conquistam na hora de presentear, além de ser diferente e inusitado. Se você tem o dom do desenho, não perca tempo e divulgue-os na internet. Faça desenhos de artistas famosos, que a maioria das pessoas conhecem, para que eles possam ver o tamanho de sua habilidade em reproduzir o rosto das outras pessoas. Ah, e não esqueça de deixar liberado o botão de compartilhamento, assim, você alcançará um grande número de pessoas.

 28. Estampas de Camisa

Essa é uma ótima ideia para usar tudo o que está na internet. A estamparia ou impressão em tecidos é mais uma forma de vender roupas personalizadas e uma das estampas pode ser um meme famoso das redes sociais. Isso pode se tornar viral e fazer você vender várias camisas! Faça uma estampa criativa com um meme, poste na internet e veja todos os seus seguidores te chamando para pedir uma também.

 29. Auxiliador de Trabalhos Científicos

Os trabalhos científicos das faculdades demandam um tempo enorme para serem feitos. E, como muitos universitários trabalham e estudam, tornando essa dedicação um pouco mais complicada, você pode auxiliá-los na hora da revisão. Pode ser uma revisão bibliográfica ou até mesmo revisão de português, como acentuação e vocabulário. Tendo conhecimento em pesquisa ou um bom domínio da língua português ou até mesmo da língua em que esse trabalho foi realizado, você pode cobrar até por página revisada.

 30. Artista

Decoração de ambientes, seja ele uma casa ou uma local empresarial, é sempre importante para trazer uma sensação de conforto. Muitas pessoas investem em quadros para colorir mais o lugar em que mora ou trabalha e procuram por artistas para realizar essas pinturas. Você que é artista, pinte alguns quadros e poste fotos de seu trabalho em suas redes sociais. Uma página no Instagram cheia de pinturas bonitas e harmônicas chama muita atenção de clientes!

 31. Decorador de Festas

Se você é uma pessoa habilidosa para fazer arranjos de balões, e tem bom gosto para decoração, principalmente de festas infantis. Além disso ainda possuir contatos de doceiras para a produção dos docinhos, por que não começar a decorar as festas de outras pessoas? Você também pode produzir lembrancinhas para os convidados. Fotos de festas bem decoradas é um solo fértil para fazer sucesso principalmente no Instagram!

 32. Limpeza e Organização

Vá até o YouTube e procure por “arrumação de casa”. Viu o tanto de vídeos que há de pessoas arrumando e organizando a casa? Pois bem, em alguns comentários dos vídeos, há espectadores que dizem que o conteúdo é até terapêutico! Ter uma casa limpinha é bom para todo mundo e dicas práticas de arrumação é sempre bem vindo. Se você sabe muito bem como deixar a casa um “brinco”, poste esses vídeos na internet! Na hora que você for arrumar a sua casa, basta você filmar a forma como você faz e pronto. Aproveite ainda o recurso de ‘time-lapse’, que existe em quase todos os smartphones! Vai ser sucesso e você ainda pode ser patrocinada por empresas de produto de limpeza!

 33. Redator Freelancer

Muitos sites e blogs contratam redatores para escrever os textos que precisam ser postados todos os dias. Muitas vezes a demanda é grande e não há tanta gente na empresa que pode fazer esses textos, então muitos redatores freelancers são chamados para ajudar nessa produção. Não somente em sites e blogs, mas esse trabalho pode se estender até a escrever um livro! Se você já possui um blog ou um portfólio, mostre aos donos dos sites para que eles possam saber como você escreve. Se você tiver o perfil da empresa, com certeza será contratado. Você pode utilizar o LinkedIn para deixar todas essas informações atualizadas e disponíveis para possíveis contratantes.

 34. Consultor de Ações 

Investir em ações da Bolsa de Valores é algo que muita gente quer, mas não sabe nem por onde começar. Ao conhecer esse mercado, você entende que esse tipo de investimento não é tão complicado e distante como parece, mesmo assim, para se iniciar nessa área é necessário uma boa consultoria. Se você tem habilidade nessa dinâmica da Bolsa de Valores, venda a sua consultoria online! Além disso, você pode produzir conteúdo e postar em blogs, sites e redes sociais, para descomplicar a vida de quem investe nessa área.

 35. Guia Turístico 

Mora em um local que muitos turistas visitam? Então seja um guia turístico para os viajantes! Pode ser tanto presencial ou você pode fazer vídeos sobre o local e contar os principais atrativos, de forma a fazer com que as pessoas viajem para lá. Pode postar esses vídeos e fotos em suas redes sociais e produzir um conteúdo que muitos turistas vão precisar e curtir. Lembre-se que toda cidade, principalmente as turísticas possuem uma secretaria municipal para o turismo, que normalmente oferecem cursos profissionalizantes gratuitos, além de oferecer registros para as pessoas capacitadas.

 36. Aluguel de quarto (na sua própria casa!)

Tem um quarto sobrando em casa e está disposto a receber uma quantia em troca de hospedar alguém? Então não perca dinheiro com ele vazio! Poste nas suas redes sociais as fotos desse cômodo e alugue! Pode ser para viajantes ou até mesmo servir para estudantes, se você mora próximo a universidades e escolas. Em momentos específicos como carnaval e outros feriados prolongados, se você mora em cidades que atrai muitos turistas, pode ser uma boa alugar o quarto e tirar um bom dinheiro. Aproveite diferentes momentos para realizar esse aluguel e você terá essa renda durante o ano inteiro. Aproveite ainda que já existem alguns sites conceituados, como o Airbnb, onde você se cadastra e eles fazem todo o trabalho de divulgação e locação.

 37. Importar produtos para vender online

Vender produtos importados parece ser algo, literalmente, muito distante. Mas não é, e muita gente trabalha diretamente com isso e com grandes lucros! Mas é claro que essa é uma opção interessante apenas para quem tem condições de fazer um investimento inicial que pode começar com praticamente qualquer valor. Você precisa mesmo é saber fazer uma boa pesquisa para realizar as melhores compras dos produtos nos outros países. A partir daí, basta que você tenha um cartão de crédito internacional e compre esses produtos pela internet, nos sites estrangeiros. Esse mercado é uma ótima opção, já que muitas pessoas optam pelos produtos internacionais pela qualidade e pelo preço, que sem as taxas da alfândega e outros impostos que incidem, deixam os produtos mais caros. Se você vender por um preço mais justo, você erá sucesso nessa área! Tenha um site ou página nas redes sociais para divulgar e vender os produtos. Lembre-se que há alguns tipos de serviço auxiliar na maioria dos países, que aceitam receber suas encomendas de mais de uma loja, para juntá-las antes de enviar para seu destino.

 38. Revender produtos

Rommanel, Avon, Mary Kay… Esses são exemplos de empresas que disponibilizam seus produtos para a revenda. É muito boa a revenda de porta em porta, mas muitas vezes o tempo pode ser um empecilho tanto para você, quanto para a cliente. Então por que não criar uma página nas redes sociais para revender online? Você pode otimizar o seu tempo, ainda vender mais e ainda fazer disso um emprego real, já que muitas dessas empresas possuem inclusive planos de carreira.

 39. Blogueiro de Beleza

Se tem uma área que não entra em crise, essa é a área da beleza. Muitas mulheres não deixam de fazer a unha ou a maquiagem e muitos homens não deixam de fazer a barba e cortar o cabelo, já que a imagem é essencial. Mas em tempos de instabilidade financeira, muitas pessoas buscam fazer esses serviços por elas mesmas. Então, se você tem habilidade em cuidar maquiagem, cabelo, unhas, barba, você pode produzir conteúdos para postar na internet e ensinar as pessoas a fazer. Mas deixe aberta a possibilidade de atender presencialmente também. Ao ver que você ensina bem, o cliente vai querer fazer com você e isso abre mais possibilidades de renda.

 40. Costura

A costura é um mimo! Um sapatinho de bebê costurado ou feito em crochê é um afago para os futuros papais. Além disso, muitas lembrancinhas podem ser feitas com a costura/crochê e são personalizadas e especiais, pois são feitas a mão. Logo, se você aprendeu a fazer esse desenho com as linhas, você pode produzir e usar a internet para impulsionar suas vendas. Você pode vender e/ou ensinar a fazer. Ambas possibilidades te ajudam a construir uma carreira nessa área.

 41. Trabalhar como afiliado digital

Um afiliado digital é um profissional que deseja receber comissões por indicar, na internet, produtos de terceiros. É um agente que ajuda a vender esses produtos, mas sem fazer a oferta ou realizar a compra. O objetivo é que o afiliado encontre, virtualmente, o melhor público para que possam ver os anúncios dos programas e assim, comprar, diretamente com a empresa. Esse é um ramo do trabalho na internet que está sendo muito rentável e muita gente está migrando para essa área. Por que você não tenta também?

 42. Organizar Bazares Online

Os bazares digitais são certeza de sucesso! Pois você vende roupas em um bom estado de conservação e em um preço mais barato. Atrai muita clientela e pode lhe trazer uma renda considerável. Se você tem roupas que não usa mais e que ainda têm qualidade, divulgue nas suas redes sociais ou em plataformas de bazar online, como o site Enjoei. Além de roupas, você pode vender outros produtos que você não utiliza mais, como um fone de ouvido, por exemplo. O céu é o limite para os bazares!

 43. Transcrição de Textos

Se você tem um amigo jornalista ou estudante de jornalismo, pergunte a ele qual é a tarefa mais trabalhosa que ele precisa fazer em todo o processo jornalístico e veja ele te respondendo que é a transcrição das entrevistas gravadas. É bem trabalhoso escrever palavra por palavra que foi gravada em áudio ou vídeo, mas é necessário. Então, se você tem disponibilidade para transcrever esses áudios em textos, ofereça a um jornalista ou estudante. Dê seu preço e negocie com ele um acordo, com certeza vai sair negócio.

 44. Produtor de Cervejas Artesanais

As cervejas artesanais é o sucesso dos bares hoje em dia. Com um gosto diferente, mais refinado, por serem feitas, geralmente, de forma caseira, ela atrai o paladar de muitas pessoas. Se você sabe os processos para se fazer uma cerveja, comece a produzir seu próprio rótulo e coloque-o a venda por meio de suas redes sociais. Convide seus amigos para provar e ajudar a divulgar nas redes sociais marcando a página de onde as pessoas possam comprar. Se você ainda tiver condições de entregar em um prazo médio (até uma semana sob encomenda). Seu negócio já pode começar sendo muito rentável. Fazer vídeos do processo de produção é uma boa também, já que é um processo muito interessante e diferente. Poste em suas redes sociais e chame a atenção dos donos de bares para fechar parcerias.

 45. Redator de Currículo/LinkedIn

Como já recomendamos acima, se você está em busca de emprego, não se esqueça de criar e manter sempre sua conta no LinkedIn sempre atualizada. Afinal, com a internet está cada vez mais seu currículo ser buscado por suas experiências e por meio desses mecanismos. E como o currículo é o primeiro contato entre o candidato e a empresa que ele deseja trabalhar, então é mais que essencial que você tenha um bom CV. Entretanto, entregar um currículo que seja breve e que convença os gerentes a te chamar para uma entrevista, exige um processo longo. Logo, se você possui experiência com a produção de bons currículos, você está credenciado para gerenciar as contas de outras pessoas no LinkedIn, ou seja, você tem um ótimo mercado para entrar.

 46. Marketing Digital

O profissional que trabalha com Marketing Digital cria ações de relacionamento e estratégia para que as empresas podem utilizar por meio da internet e que, consequentemente, irá auxiliá-las a bater suas metas. Se você sabe realizar bem essas ações e técnicas, você pode trabalhar com marketing digital. É necessário ter noção de como captar um cliente desde o início, para convencê-lo a comprar seu serviço, por exemplo. Praticamente todas as empresas tem ou está a procura de um profissional do marketing digital. Se você tem conhecimento de prospecção de clientes e de estratégias de como vender bem na internet, aproveitando as redes sociais e os algoritmos do Google, essa área pode ser a sua! Aproveite ainda que já existem muitos cursos on-line gratuitos para você aprender desde o básico até o avançado neste mercado que é um dos que mais cresce na atualidade.

 47. Revisor de Textos

É bom no português? Tem um amplo conhecimento na gramática, coesão e coerência? Sabe escrever de forma simples e clara, e tem seus textos bastante elogiados? Então você pode ajudar outros escritores na revisão dos textos. E o melhor de tudo, pode ser feito de casa mesmo: o autor lhe envia o texto por e-mail ou por alguma rede social, para que você realize as correções e depois devolva-o. Essa é uma das formas mais simples de ganhar dinheiro, além do que, se suas revisões forem realmente significativas, você pode atrair outros clientes.

 48. Personal Trainner Online

Sim, é possível ensinar as pessoas a praticarem exercícios físicos pela internet! Basta fazer vídeos que mostram como cada atividade pode ser feita. Principalmente se forem exercícios práticos, que dê para fazer em casa. Mas lembre que se for para as pessoas utilizarem em ambientes como academias, é preciso que você seja um profissional de educação física e tenha todos os conhecimentos necessários para fazê-lo sem prejudicar a saúde física das pessoas. Você pode criar um canal no YouTube específico para essa educação física ou até mesmo fazer em uma página no Instagram com o mecanismo do IGTV. Você pode fazer vídeos exclusivos também, que se encaixam na necessidade de cada cliente.

 49. Restauração de Fotos Antigas

Toda família tem aquela foto em preto e branco, meio gasta por conta do tempo, que queria restaurar, certo? Com o sucesso do Instagram, postar essas fotos mais antigas e fazer aquele textão causa uma comoção enorme, então muita tem sido a procura de profissionais que sabem realizar esse tipo de restauração no Photoshop e até mesmo que tenha um scanner e esteja disposto a digitalizar fotos antigas. Se você tem esse conhecimento, divulgue já seus trabalhos!

 50. Roda de Leitura 

As rodas de leitura são uma novidade que vem atraindo muitas pessoas. Funciona assim: você junta escritores de todos os tipos, pode ser de livros, revistas, sites. Esses escritores mostram aos participantes da roda de leitura o que eles produziram e todo mundo fala o que pensou sobre o texto, dando sua opinião, dizendo se é interessante, se é fácil de ler, se é um conteúdo próprio para o local onde ele será publicado. Todos os escritores leem os textos dos participantes e assim, um ajuda o outro com a experiência que tem. Os organizadores estão promovendo várias rodas com diferentes pessoas, já que a procura está alta. Seja um desses organizadores! Procure seu público nas redes sociais e promova essas rodas. É um mercado do “futuro” que tem grandes possibilidades de crescimento.

Infelizmente o dinheiro não vem fácil e é preciso de esforço e dedicação para dar certo. Mas é tudo uma questão de visão empreendedora e de marketing pessoal. Invista em você, valorize seu trabalho seja qual ele for e conquiste seu público, pois ele existe!

Achou esse conteúdo útil? Ainda mais nesse tempo de crise e instabilidade financeira? Então compartilhe com seus amigos e familiares e vamos ajudar a movimentar a economia de nosso país!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*