4 Dicas Para ter Suas Finanças Saudáveis

Atinja seus objetivos financeiros

  • Por: Equipe | 04/07/2019 - 15h00

Enquanto várias sociedades já perceberam o valor da educação financeira na escola, nós ainda estamos engatinhando e debatendo sobre o assunto.
Essa falta de conhecimento financeiro acaba afetando diretamente em como lidamos com o dinheiro. Milhares de brasileiros entram em dívidas todos os meses, simplesmente por não conseguirem manter as finanças em ordem de maneira saudável.

Enquanto mais de 55% das famílias estão endividadas de alguma forma, uma pequena parcela que domina o conhecimento sobre finanças vive bem, com tranquilidade e pensando no futuro. Por isso nós acreditamos na importância do conhecimento para ter uma vida financeira saudável.

Confira as 4 dicas que selecionamos para que você tenha um melhor controle do seu dinheiro.

 Anote todos os seus gastos

Por experiência própria eu posso afirmar que não existe finança saudável sem um controle dos gastos. Se você deseja ser a parcela da população que domina o conhecimento financeiro, primeiro precisa aprender a anotar sempre todos os seus gastos.Por mais que seu aplicativo do cartão de crédito e do banco já disponham de todos os seus gastos registrados, você precisa de registrar tudo em uma planilha. Quando juntamos todos os gastos, inclusive os menores do dia a dia, temos uma real dimensão do nosso descontrole. No final de tudo, você terá uma visão de como gastou, onde gastou e como poderia otimizar seu dinheiro.

Quite suas dívidas

Anotou suas despesas? Então agora é hora começar a cortar gastos! As dívidas são uma das maiores vilãs da vida financeira saudável por comprometerem e estrangularem o orçamento.
Inclusive, vale lembrar de outro fator, os juros das dívidas. Seu orçamento sendo comprometido todo mês por um valor além do produto ou serviço adquirido. Tente sempre ao máximo economizar e poupar dinheiro para comprar sempre a vista ou diminuir as parcelas e juros. Em vários lugares ao comprar diretamente com dinheiro, você pode conseguir descontos de até 10%. Muito bom, né!

Reserve

Ter economias vão muito além de pensar em gastos e descontos, é um planejamento para o futuro. Imprevistos e emergências acontecem com qualquer um, a qualquer momento. A diferença é que algumas pessoas estão preparadas financeiramente e outras não. Poupe uma quantia todo mês e se possível, aprenda como investir e comece a aplicar seu dinheiro.
Dica: Quanto mais cedo você poupar e investir, mais dinheiro terá no futuro. Inclusive há pessoas que aposentam antes dos 40 anos, simplesmente pois aprenderam como investir seu salário para render mais dinheiro.

Ansiedade e impulso

Outro grande inimigo de qualquer planejamento, é a compra por impulso, mesmo que seja algo pequeno como uma peça de roupa ou uma sobremesa. É importante ter consciência das suas reais necessidades e desejos, para pode separar um do outro e evitar decisões que irão custar o seu futuro financeiro. Controle a ansiedade, respire e repense sua próxima compra. Planejamento financeiro é isso, controle. Agora é hora de colocar em prática e adaptar sua rotina financeira com essas 4 dicas.

Nosso texto conseguiu te ajudar? Compartilhe e ajude outras pessoas.

Recomendados
Sem Comentários