Você já parou para pensar na lista das pessoas mais ricas do planeta? Como estas pessoas podem inspirar você ao pensar em empreender e ter seu próprio negócio? Antes de mais nada, saiba que existem muitas coisas em comum entre eles: carros de luxo, viagens maravilhosas, aviões disponíveis a qualquer momento, jatos particulares, barcos para passeios, dentre outras extravagâncias. Porém, algo inegável, é que todos os membros dessa lista investiram tempo e trabalho para adquirirem, manterem e aumentarem suas fortunas.

Alguns podem pensar que porque alguns dos homens (não há mulheres na lista) citados nesta lista divulgada pela revista Forbes, nasceram ricos, significa que não são merecedores de tamanha riqueza, mas não é bem assim. Afinal, muitas pessoas mesmo nascendo em “berço de ouro” não conseguem manter o patrimônio conquistado por seus pais ou avôs, e quando se dão conta, já não possuem absolutamente nada, não é verdade? Aliás, esse assunto é discutido por muitos educadores financeiros, que afirmam que o mais importante não é saber ganhar dinheiro e sim economizar dinheiro. Você já pensou sobre esse assunto?

Acompanhe conosco, a seguir, uma pequena biografia de grandes homens, tanto no quesito grana, quanto no caráter. Como resultado, a maioria dos listados são filantropos, pais de família e pessoas que trabalharam (e ainda trabalham) muito ao longo da vida. Jeff Bezos começou seu império vendendo mercadorias que armazenava na garagem; Warren Buffet começou a trabalhar ainda menino, vendendo coisas no bairro onde morava. Há muitos exemplos a serem seguidos e que servem de inspiração a cada um de nós. Pense nesses grandes líderes no primeiro dia de negócio. Eles não ganharam toda a fortuna que possuem logo na primeira semana de trabalho. E aí? Quer se inspirar nestes grandes homens? Continue por aqui e acompanhe como cada um deles chegou ao topo!

1. Jeff Bezos

Jeff Bezos é um mega empresário norte-americano. O magnata tem 56 anos e é fundador, presidente e CEO de uma das maiores empresas do mundo: a Amazon. Bezos tem uma fortuna estimada em cerca de 172 bilhões de dólares. Tudo começou quando Bezos abriu mão de uma carreira promissora em na bolsa de valores, em Wall Street, e criou uma livraria online. O engenheiro elétrico foi um visionário e apostou no futuro das vendas pela internet, construindo assim, um verdadeiro império.

Acredita-se que, mesmo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em nada atrapalhou seus negócios, aliás, ocorreu justamente o contrário: presume-se que o bilionário obteve de lucro durante este período cerca de 35 bilhões de dólares. Ele ainda se envolveu no divórcio mais caro da história ao separar-se da então esposa Mackenzie Bezos: o rompimento rendeu para a ex-mulher 35 bilhões de dólares. Bezos ainda sonha mais alto: ele acredita na possibilidade de os humanos colonizarem outros planetas e já investiu milhões de dólares na ideia.

2. Bill Gates

Bill Gates caiu de posição no ranking dos magnatas do planeta, porém continua bem no pódio. O bilionário é dono de um patrimônio estimado em 113 bilhões de dólares. Ele fundou a gigantesca Microsoft e é dono de diversas outras empresas, além de ser investidor e filantropo.

De acordo com a revista Forbes, desde 1995, Gates já figura entre os homens mais ricos do mundo. Ele é reconhecido tanto por sua fortuna, quanto por seus trabalhos sociais desenvolvidos com o apoio da esposa, Melinda Gates. O casal tem três filhos e curiosamente, após a morte do casal os filhos não herdarão nada: tudo será enviado para a caridade.

Isso é comum entre os mais ricos do mundo: existe um documento nomeado de “Juramento de doação”. No entanto este papel é uma espécie de acordo moral entre mais ricos do planeta; em uma carta aberta à sociedade, os bilionários se comprometem a após a morte, transferir seu patrimônio à caridade.

3. Bernard Arnault

Bernard Arnault é um empresário francês, conhecido publicamente como o “rei do luxo”. Ele é presidente e diretor executivo da maior empresa de artigos de luxo do mundo, a LVMH. O magnata ainda é colecionador de obras de arte e investidor. Estima-se que Arnault possua um patrimônio líquido de cerca de 106 bilhões de dólares.

A LVMH é considerada uma holding de produtos de luxo, dentre o conglomerado de empresas inseridas nesse contexto, podemos citar: Kenzo, Louis Vuitton, Tiffany & Co, Christian Dior, dentre outras conceituadas marcas. Para se ter uma ideia, o império controla cerca de 70 das marcas mais glamourosas do planeta. Bernard Arnault tem 71 anos e é um visionário; ele possui mansões, jatos particulares e vive, é claro, uma vida suntuosa.

Jornalistas da área monetária, pessoas ligadas ao mercado investidor e estudiosos de economia, afirmam que Arnault pode se tornar o homem mais rico do mundo em alguns anos. Será que ele consegue, de fato, desbancar Gates ou Bezos?

4. Warren Buffett

Warren Buffett é um magnata, investidor de peso no mercado monetário internacional e filantropo. Ele iniciou a construção de seu império financeiro ainda na década de 60, quando fundou a Berkshire Hathaway, empresa na qual hoje é presidente e o principal acionista. Buffett é muito famoso não só pela fortuna e carreira impressionantes, como também por diversas frases curiosas em relação ao trabalho e dinheiro, como a famosa: “Regra número 1: nunca perca dinheiro. Regra número 2: não esqueça a regra número 1”. Esse é só um exemplo da sua espiritualidade.

Desde criança o bilionário demonstrava ser um empreendedor nato: começou a vender jornais e Coca-Cola de porta em porta ainda menino. Atualmente, com 89 anos, Buffett possui uma fortuna de cerca de 74 bilhões de dólares. Ele foi casado com Susan Buffet e com ela teve três filhos. Após o falecimento de Susan, casou com a ex-colega de trabalho Astrid Menks.

5. Larry Ellison

Larry Ellison é um grande empresário dos Estados Unidos, diretor executivo e cofundador da multinacional de tecnologia Oracle Corporation; a organização é responsável por desenvolver e comercializar para banco de dados softwares e hardwares. Ele deixou de ser CEO da empresa em 2014. O bilionário tem 75 anos de idade, é divorciado e possui um patrimônio estimado em cerca de 73 bilhões de dólares.

Dentre seus patrimônios estão imóveis avaliados em cerca de 100 milhões de dólares e uma ilha particular no Havaí. A instituição Oracle já foi citada em pesquisas de satisfação de funcionários como uma das melhores empresas do mundo para trabalhar.

Algo interessante que merece destaque é que Larry, bem como Bill Gates e alguns outros bilionários do planeta, não possui faculdade. É isso mesmo: grande parte dos homens mais ricos do mundo não fez curso superior, com muitos tendo abandonado os estudos formais para irem em busca dos seus sonhos.

6. Amancio Ortega

Amancio Ortega é um magnata espanhol, dono de um conglomerado de empresas têxteis. Dentre as marcas que Ortega possui estão nomes mundialmente conhecidos como Oysho e Zara. Ele tem 2 filhos, é casado e está com 84 anos. Seu império financeiro ultrapassa a marca dos 62 bilhões de dólares. Porém, algo que a maioria das pessoas desconhece, é que Ortega nasceu e cresceu em uma família pobre.

Ortega começou a trabalhar ainda na adolescência, em uma camisaria que se chamava “Gala”. Ainda assim, uma década depois, ele conseguiu abrir a primeira loja “Zara” em 1975. Segundo fontes que trabalham com o bilionário, ele é um homem de costumes simples: Sempre que está nas suas empresas, Ortega faz as refeições junto com os demais funcionários, cria animais em sua casa e é muito discreto, evita fazer aparições públicas e entrevistas para a mídia. Amancio Ortega é um modelo a ser seguido em empreendedorismo e humildade.

7. Mark Zuckerberg

Além de ser um dos homens mais ricos do mundo, Mark Zuckerberg é também um dos mais jovens da lista. Afinal, com apenas 36 anos de idade, o empresário e programador estadunidense possui uma fortuna estimada em 86 bilhões de dólares. Zuckerberg serviu de inspiração para o filme “A Rede Social”, que conta a história da criação e fundação do gigante Facebook.

O magnata tem adquirido outras empresas da área de comunicação e redes sociais como o Whatsapp e o Instagram. Ele já esteve envolvido em diversas disputas judiciais referentes à criação e divisão de lucros em relação ao Facebook. Segundo fontes conceituadas como a Revista Forbes e a Times, Zuckerberg figura entre as pessoas mais influentes do mundo.

Mark Zuckerberg é casado com Priscilla Chan e tem uma filha. Esteve envolvido em tribunais nos últimos dois anos, após o Facebook ser acusado de vender informações para uso político. Por fim, a empresa afirmou ter errado, pagou algumas multas e se comprometeu a ser mais cuidadosa com dados de clientes.

8. Jim Walton

Jim Walton é o filho mais novo do já falecido Sam Walton, fundador do império Walmart, considerada a maior rede varejista do planeta. Jim ainda é fundador do maior banco do Arkansas (nos Estados Unidos), o Arvest Bank. Atualmente, o Arvest atua nas cidades de Missouri, Oklahoma e, claro, Arkansas. Este banco possui riquezas calculadas em cerca de 16 bilhões de dólares em ativos.

O bilionário conta com uma fortuna estimada em 54,6 bilhões de dólares; ele tem 72 anos e é pai de cinco filhos. O banqueiro leva uma vida suntuosa em Bentonville, porém discreta e evita grandes exposições midiáticas. Além disso, o magnata, como outros integrantes desta lista, é um filantropo.

A família Walton já doou cerca de 6 bilhões de dólares para entidades beneficentes e para a caridade. Atualmente, a família Walton é sem dúvida uma das famílias mais ricas da história, uma vez que, juntos, eles têm quase 200 bilhões de dólares de patrimônio.

9. Rob Walton

Rob Walton é o irmão de Jim Walton, seu antecessor na lista de homens mais ricos do mundo, segundo a revista Forbes. Rob tem 76 anos de idade, é advogado e empresário, é casado com Melani Lowman-Walton e tem um filho. Ele foi presidente por quase 50 anos do Walmart e atualmente tem um império financeiro na casa dos 44,3 bilhões de dólares.

Rob Walton mora próximo a seu irmão Jim, em Bentonville e já figura entre os homens mais influentes e ricos do mundo há cerca de dez anos. A rede varejista Walmart existe desde 1962, conta com quase 2,5 milhões de funcionários em 27 países onde atua.

Vale destacar que a Sam’s Club, nos Estados Unidos, pertence a rede Walmart. Votando a falar do primogênito da família Walton, Rob, ele possui um hobby incomum: em seus momentos de lazer, o magnata gosta de participar de corridas em carros antigos.

10. Steve Ballmer

Steve Ballmer é o ex-CEO da Microsoft, tendo sido o primeiro diretor administrativo contratado por Bill Gates; hoje é dono da franquia de NBA L.A. Além disso, ele possuí muito dinheiro investido em imóveis, empresas e ações. Seu patrimônio líquido é estimado em 72 bilhões de dólares. Ballmer é o maior acionista da gigante Microsoft, empresa na qual se aposentou em 2014.

O magnata é considerado uma das pessoas mais influentes da atualidade e está entre os homens mais ricos do mundo desde 2012. Ele faz palestras e participa de treinamentos nas maiores instituições do planeta, além de representar bem o que significa capacidade de liderança de equipes, empenho no trabalho e gestão de pessoas.

Atualmente, com 64 anos de idade, é casado com Connie Snyder e tem três filhos. Ao adquirir o Los Angeles Clippers, um dos maiores times de basquete dos Estados Unidos, Steve Ballmer tornou-se o maior investidor norte-americano em esportes.