As contas digitais são a nova tendência no Brasil. Um estudo recente mostra que a procura pelos bancos digitais cresceu pelo menos 147% nos últimos anos. E só pararmos para pensar no nosso dia a dia e percebemos que eles estão ao nosso redor: seja com um amigo te indicando, seja em um comercial na internet, seja no patrocínio de um esporte.

Mais uma prova de que vivemos a era das contas digitais é o número de empresas que oferecem esse serviço hoje em dia. Além dos populares, como Inter, Nubank, Neon e Next, empresas de outros departamentos também passaram a investir em contas digitais, como Cacau Show, Magazine Luiza, Mercadolivre, Latam, entre outros.

Mas o que faz o interesse do brasileiro ser tão grande a ponto de fazer tantas empresas e investidores apostarem em contas digitais, mesmo com bancos gigantes com milhões de clientes ainda em atividade no país? Nesse texto elencamos alguns motivos que fizeram esse formato cair no gosto do brasileiro.

1. O fim da taxa de manutenção

Sabe aquele “trocadinho” que os bancos cobram da gente todos os meses? A maioria das contas digitais não quer que você saiba. Por terem a maioria dos seus serviços em ambiente digital, as empresas não costumam cobrar essa taxa. Ela simplesmente não existe para empresas como o Inter, Agibank, Nubank, Modalmais, Next, Neon, Superdigital, entre outros.

2. Cartões de crédito sem anuidade

Quem não tem medo da anuidade? Um valor mensal de algo que você não gastou e ainda tem que pagar. Alguns cartões de crédito cobravam taxas altas e daí surgem as contas digitais que praticamente não cobram essa taxa também. O Neon, o Inter, o Nubank e o Original estão entre várias contas digitais que oferecem cartões sem anuidade, o que acabou favorecendo para que bancos tradicionais, como o Brasil e o Santander, fizessem o mesmo.

3. Facilidade

Ligou o computador, abriu o site, pegou o celular, abriu o aplicativo. Pronto! Você tem seu banco ao alcance das suas mãos. Quem nunca ficou estagnado por horas para ser atendido em uma fila de banco? Equeça, isso não existe nas contas digitais.

4. Saques gratuitos

Nem tudo dá para fazer no virtual, não é? Se você precisar de dinheiro em espécie, boa parte das contas digitais te permite sacar em caixas eletrônicos sem custos adicionais. Várias instituições oferecem esse serviço sem taxas ou limitações, é o caso do Inter, Next, Sofisa, Modal Mais, MeuPag e BMG.

5. Transferências gratuitas (ou mais baratas)

Quem nunca foi ao seu banco fazer uma transferência para outro banco e se surpreendeu com o “pedaço” que ficou no pagamento de DOCs e TEDs? Outra vantagem das contas digitais: elas são bem mais baratas. O Banco Inter é um exemplo de conta digital que não cobra absolutamente nada por isso.

6. Pagamento de boletos

Que tal deitar na sua cama e pagar todos os seus boletos em precisar enfrentar a fila de uma caixa lotérica ou de um caixa eletrônico? É possível com aplicativos de bancos tradicionais e é comum com os bancos digitais. Aí não tem complicação: todos oferecem esse serviço sem a burocracia de você ter que pedir ao seu gerente para liberar essa função.

7. Cartão de débito sem custos

Não há nenhuma taxa de manutenção escondida: você pode ter uma conta digital e solicitar um cartão de débito sem pagar nada por isso. Em alguns casos, no entanto, as operadoras podem cobrar a emissão do cartão (vale a pena ficar de olho nisso).

8. Facilidade para encontrar pontos de saque

Um grande supermercado e uma drogaria perto da sua casa provavelmente não terão o caixa eletrônico do seu banco, não é verdade? Mas é possível que tenha um caixa da rede Banco24h bem próximo de você. Apesar dele ser utilizável por várias empresas, algumas contas digitais garantem saques ilimitados nesses caixas. E claro, de graça!

9. Consultas facilitadas

Tudo fica ao seu alcance: saldos, extratos, transações, possibilidade de pedir um cartão de crédito, pagamentos, transferências e diversos outros serviços que um banco tradicional já oferece. Os aplicativos são gratuitos e podem ser utilizados sem a necessidade de uma autorização prévia em uma agência bancária.

10. Suporte telefônico 24h

Por fim, se algo deu errado e você precisa entrar em contato com a operadora da sua conta digital, ligue! Normalmente elas têm atendimento 24h para ajudar os clientes com as transações que eles não conseguem resolver pelo aplicativo ou pelo site. Esse é o fator que compensa não haver agências físicas e ainda carrega a vantagem de não ser necessária a temida fila de espera dos bancos tradicionais.

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