Ah a tão sonhada aposentadoria, quem não faz mil e um planos pra ela?! Acho que todos, não é?! Algumas pessoas tem raízes fincadas outras não, se você é daqueles que não se importa nenhum pouco em mudar de ares e está disposto a ir atrás de um futuro melhor você deveria sem dúvidas ler este post! Venha conhecer os 10 estados mais acessíveis para aposentados.

Quando falamos em estados acessíveis para aposentados devemos levar em conta alguns aspectos como: saúde e bem-estar, acessibilidade financeira, moradia, educação, trabalho, cultura, lazer e engajamento comunitário.

1. São Paulo:

Sabemos que o estado de São Paulo é um estado muito desenvolvido, por isso não é de se espantar que este estado tenha algumas das melhores cidades com qualidade de vida para os aposentados como: Santos, Ribeirão Preto, Americana, Santo André, entre outras.
Santos por exemplo tem o maior complexo portuário da América Latina, além de um nível baixo de população de baixa renda e um ótimo desempenho nos indicadores culturais, apresentando um grande número de cinemas e acesso a tecnologias. Santos ainda possui um grande acesso a serviços de planos de saúde.

Ribeirão Preto possui uma boa infraestrutura na área da saúde, pesquisa e prestação de serviços, além disso possui um dos maiores números de instituições de longa permanência para idosos no Brasil e pra falar em cultura ainda tem uma grande quantidade de cinemas.

Americana é economicamente aquecida se destacando como um dos principais polos têxteis da América Latina, além disso oferece uma ótima infraestrutura em hotelaria, gastronomia e logística.
Santo André, bem próxima da capital é uma cidade economicamente aquecida e tem um enorme número de aposentados, ocupando o segundo lugar da lista das grandes cidades com maior número de aposentados, por isso possui várias atividades voltadas aos idosos, além disso para aposentados com uma renda de até 3.218 reais, a prefeitura oferece até 50% de desconto no IPTU.

2. Santa Catarina:

E é claro que o Sul iria estar presente, o estado de Santa Catarina é um dos mais acolhedores aos idosos, se você pretende envelhecer em um lugar que te dará suporte financeiro esse sem dúvida é um deles. Além de já possuir um número maior de aposentados do que de servidores ativos, os salários dos aposentados também são maiores do que os salários dos servidores ativos.

Além disso a bela capital de Santa Catarina Florianópolis tem um pequeno percentual de pessoas de baixa renda, isso incluindo principalmente os idosos, a cidade também possui um bom acesso à lazer, gastronomia, hotelaria, cultura e tecnologia.

Santa Catarina apesar de ser o menor e menos populoso estado da região Sul, é conhecida por suas praias e montanhas e é um ótimo destino turístico, possuindo belas cidades como: Blumenau uma cidade com uma imensa riqueza cultural e Balneário Camboriú uma das mais belas cidades litorâneas do Brasil com uma ótima estrutura turística. Santa Catarina possui ainda belas ilhas e a tradicional e famosa Oktoberfest.

3. Rio Grande do Sul

Mais uma vez o Sul aparece e nem precisamos dizer que o Rio Grande do Sul é um dos estados mais bonitos e turísticos do Brasil, ele também é mais um dos que possui um número maior de aposentados do que de servidores ativos e onde os salários dos aposentados são maiores do que os salários dos servidores ativos.

A capital gaúcha está em primeiro lugar entre as cidades com mais de 500.000 habitantes com mais aposentados e ainda tem a maior renda per capita do Sul, é uma cidade super sustentável, com uma ótima estrutura cultural, de lazer e bem estar. Além disso a prefeitura valoriza muito os idosos com políticas públicas direcionadas à eles, para se ter ideia existe até o Conselho Municipal do Idoso.

Porto Alegre é detentora de vários prêmios nacionais e internacionais de um dos melhores lugares para moradia, trabalho, estudo e diversão. Com relação à saúde, a cidade se destaca por ter o maior número de enfermeiras por habitante entre as 150 maiores cidades do país.
O Rio Grande do Sul ainda possui ótimas cidades para idosos como a acolhedora Nova Araçá, e famosos destinos turísticos como: Gramado, Canela, Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

4. Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um estado litorâneo realmente lindo, o litoral desse estado é o terceiro mais extenso do país, por isso atrai muitos turistas entre eles idosos que vem a procura de relaxamento e descanso.
Mas não é só pra turismo, muitos vem morar nesse paraíso, afinal existe algo melhor do que ter a sensação que está sempre de férias?! Além da beleza tropical o Rio de Janeiro é muito rico em cultura e tem ótima estrutura hoteleira e gastronômica em diversas de suas cidades.

Mesmo assim o estado tem um destaque quando o assunto é terceira idade, a cidade de Niterói possui um alto IDH e 4° melhor PIB, se destaca por possuir o maior número de médicos por habitantes entre as 150 maiores cidades do Brasil e conta 15 hospitais públicos e privados.

Niterói é uma bela cidade com muitas atividades de turismo e bem estar, ela possui um belo mirante, Museu de Arte Contemporânea e outros, fortes históricos, centros culturais, casas de samba, teatros, cinemas e ainda de quebra a cidade está a um pulo da capital Rio de janeiro.

5. Espírito Santo

O estado é mais um dos paraísos do Brasil, conhecido por suas praias tropicais e áreas naturais montanhosas preservadas, tem lugares daqueles que dão a sensação de estar de férias permanentemente, por isso tem grande atividade turística atraindo também os idosos que pretendem descansar e relaxar.
A cidade de Vitória se destaca entre as 50 maiores cidades do Brasil nas questões relativas à saúde, porque apresenta os maiores números de estabelecimentos de saúde com atendimento ambulatorial e equipamentos para diagnóstico.

Vitória tem sua maior parte do município localizada em uma ilha, é uma cidade portuária e possui um pequeno centro da era colonial, ainda do outro lado da baía de Vitória, está Vila Velha, com a badalada Praia da Costa e o Convento da Penha, construção do século XVI que fica no alto de um penhasco e oferece uma vista panorâmica. Isso e muito mais torna essa capital muito atraente.
Além de Vitória e Vila Velha, o Espírito Santo tem importante destinos como Guarapari que contém algumas das principais praias do Espírito Santo.

6. Minas Gerais

O Estado de Minas Gerais é de grande riqueza cultural, com cidades da era colonial que remetem à corrida do ouro no país no século XVIII, além disso ainda tem muita beleza natural.
Repleta de cidades acolhedoras com ar interiorano e grande potencial turístico, o estado tem cidades muito importantes como: São João Del Rei, Tiradentes e Ouro Preto. Minas Gerais é cheia de recantos para descanso na Serra da Mantiqueira onde tem cidades turísticas muito conhecidas como a famosa Monte Verde.
Minas Gerais também é um dos estados que possui um número maior de aposentados do que de servidores ativos e salários dos aposentados maiores do que salários dos servidores ativos.

Belo Horizonte, a Capital de Minas Gerais, é uma cidade planejada, cercada pela Serra do Curral, com uma beleza natural imensa e grande referência histórica, ainda tem uma enorme riqueza cultural e já foi indicada pelo Population Crisis Commitee, da ONU, como a metrópole com melhor qualidade de vida na América Latina e a 45ª entre as 100 melhores cidades do mundo, ainda tem o sétimo maior PIB entre os municípios brasileiros.

7. Paraná

E lá vem mais um estado do Sul, o Paraná, ele é um dos estados mais desenvolvidos do Brasil, sendo o 5° estado mais rico do Brasil pelo PIB (produto interno bruto), ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

A capital Curitiba é uma cidade turística com uma ótima estrutura. É uma bela cidade muito bem arborizada e distribuída, com fácil acesso a pontos turísticos, além disso a cidade é de uma riqueza histórico-cultural imensa possuindo diversos museus e memoriais dedicados à imigrantes.
A cidade ainda tem uma baixa taxa de pessoas de baixa renda, e é uma cidade de boa qualidade de vida, com muitos parques, museus e cinemas, tendo assim ótimas opções de programas culturais e de lazer, além de uma ótima estrutura de hotelaria e gastronomia.

O Paraná também tem importantes cidades como: Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, São José dos Pinhais e por último Foz do Iguaçu onde fica localizado um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil Cataratas do Iguaçu.

8. Brasília

A capital do Brasil não é só uma cidade bonita e bem planejada, ela é extremamente organizada e abriga a sede dos três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário). Brasília (DF) que é um estado e também um município é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO, por causa do seu riquíssimo conjunto arquitetônico e urbanístico.

O Distrito Federal possui várias cidades-satélites, porém essas não são consideradas municípios.
Brasília tem uma ótima expectativa de vida ficando em 1° lugar entre os estados brasileiros, ainda tem o maior PIB do Brasil e ocupa o 9° lugar da Lista dos municípios maiores IDH, por isso merece um lugar entre melhores estados para aposentados.

Além de tudo isso Brasília tem uma ótima estrutura turística, uma boa estrutura hoteleira, gastronômica e cultural. A cidade tem também baixos índices de violência e uma ótima segurança pública e serviços, comparados aos países mais desenvolvidos do mundo. Esse é um estado pra quem gosta de cultura e modernidade, pode ter certeza atividades não irão faltar.

9. Goiás

O estado de Goiás é cheio de encantos, com um dos parques naturais mais ricos do Brasil, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, parque esse com rochas de bilhões de anos, remanescentes de antigas culturas de mineração, além de paisagens deslumbrantes. E para quem é católico Goiás também possui um dos maiores santuários do Brasil do Divino Pai Eterno em Trindade.

Goiás também tem um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil, Caldas Novas, conhecida por suas águas termais, compondo o maior manancial hidrotermal do mundo, a cidade recebe mais de quatro milhões de turistas por ano, entre brasileiros e estrangeiros, Caldas Novas também é uma das queridinhas da terceira idade.
Esse estado é pra quem gosta de belezas naturais combinadas com o desenvolvimento, já que ele é o 10° estado com o maior PIB do Brasil e também o 10° estado com o maior IDH. Goiás ainda é muito diversificado e tem lugares para todos os gostos, possuindo uma ótima estrutura cultural, histórica e turística.

10. Mato Grosso

O estado é perfeito para quem gosta de natureza e pescaria, ele possui o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense um dos principais destinos dos amantes de pesca no Brasil e um dos ecossistemas mais ricos e produtivos, possui também o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães um famoso parque com belezas indescritíveis e importantes sítios naturais e arqueológicos.

O estado atrai entre tantos turistas uma grande parcela de idosos que são amantes da pescaria, e não só para viagens, também para se viver, permanente ou sazonal, para aqueles que sonham em viver no relaxamento de uma pescaria.
Mas não é só pelo turismo que o Mato grosso é muito atrativo, o PIB do estado é o 8° maior do Brasil e ainda tem também o 8° maior IDH do Brasil, com grandes polos industriais e importantes cidades como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Apesar de não muito divulgado a capital do estado, Cuiabá, é conhecida como “cidade verde”, por causa da grande arborização, apesar de ser uma grande cidade.

Deixe seu Comentário